O Festival de Talentos, organizado pelo Comitê Valor Humano, que funciona na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos (SMDGRH), reuniu 150 pessoas, entre servidores, estagiários e convidados. As apresentações aconteceram no auditório do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), no final da tarde dessa terça-feira (16/12).
Música, teatro e poesia foram às atrações apresentadas do evento. A dupla de músicos Evaldo Araújo e Zé Claudino, o primeiro servidor da Secretaria Municipal do Desporto (SMDes) e o segundo, já aposentado do serviço público municipal, aguardavam com ansiedade o momento da apresentação. "A dupla existe desde 2002 e já gravamos um CD. Esse encontro de hoje é especial porque reencontramos colegas e amigos", disse Zé Claudino. Evaldo Araújo que já possui cinco CDs gravados e canta profissionalmente desde 1982, destaca que incentivar os talentos é importante. "Em atividades como essa podem surgir artistas de qualidade que nem imaginamos, por isso é sempre bom motivar as pessoas", concluiu.
Ao todo foram oito grupos de funcionários que mostraram suas aptidões artísticas. Para homenagear os servidores foi convidado o ator canoense Arnaldo Bauer Sobrinho, que apresentou o monólogo "Poético Terceiro Milênio". A chefe do Serviço de Cultura, Sirlândia Gheller, destacou a importância do evento como um momento de confraternização. "A intenção é proporcionar o encontro entre as pessoas e também com a arte que existe em cada um". Os parceiros do comitê receberam rosas como homenagem ao apoio prestado durante todo o ano.
O Festival foi dividido nas categorias performance (teatro e música), música instrumental, canto, poesia e mostra de artesanato. O grupo vocal Cantare, formado em setembro de 2008 por 15 servidores públicos, também se apresentou. A coordenadora do Comitê Valor Humano, Ana Emília Hardt Soares, enfatiza que o evento é uma forma de homenagear os servidores. "Esse tipo de atividade motiva quem possui talento e muitas vezes não consegue mostrar. A integração também faz parte do saldo positivo dessa ação", encerrou.