A Romaria dos Navegantes, que teve como tema deste ano "Ecologia, Justiça e Paz", emocionou o público que acompanhou o evento em Canoas. Na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco, música, oração, fé e alegria deram o tom da missa que homenageou a Rainha das Águas.
Depois da celebração na igreja, os fiéis saíram em procissão até o Arroio das Garças, carregando a imagem da santa e entoando cânticos. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a primeira-dama, Thaís Pena, e a vice-prefeita e secretária de Saúde, Beth Colombo, se fizeram presentes na paróquia e acompanharam todo o trajeto da romaria.
"Queremos transformar esta festa religiosa em um grande evento de Canoas, que já tem no nome da cidade um compromisso com as águas", enfatizou Jairo Jorge, que é devoto de Nossa Senhora dos Navegantes. A procissão teve a participação de entidades umbandistas, que celebraram ontem o dia de Iemanjá.
Por volta das 10h30min, a procissão de barcos levou a imagem da santa pelo Rio Gravataí até o estuário do Guaíba, no Canal Furadinho. Acompanhado de outras embarcações, o barco seguiu até a Praia do Paquetá, no Rio dos Sinos, onde a imagem da santa foi recepcionada por fiéis emocionados, que já esperavam a chegada da procissão.
Cerca de duas mil pessoas presenciaram a leitura de uma carta-compromisso lida pelo padre Eduardo Delazeri, da Paróquia Imaculada Conceição. O documento apresentado à população esclarece a importância da preservação dos recursos naturais.
"Comprometemo-nos em defender o ambiente vital e em assumir nossa responsabilidade sobre o solo, as árvores, as matas e os mananciais. Devemos encaminhar corretamente o lixo, separando-o, permitindo assim a reciclagem. Precisamos realmente nos dedicar à educação ambiental. Só assim é possível desenvolver o verdadeiro amor pela natureza", discorreu o pároco, conclamando os presentes a se comprometerem em favor da causa que tem a santa como padroeira.
Após o culto ecumênico ocorreram atividades festivas, com apresentações de conjuntos musicais e grupos afro.