Na manhã desta quinta, 26, uma parceria entre a Prefeitura de Canoas e a empresa de ônibus Sogal entregou aos 50 mil usuários do transporte coletivo canoense 64 veículos novos, disponíveis a partir do domingo, 1º de março. A renovação foi marcada por um grande evento ao ar livre com as presenças do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, do secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, e do diretor da Sogal, Alexandre Biazus.
Os novos coletivos se somam aos já existentes para formar uma frota de 139 veículos, sendo 109 ônibus e 30 micro-ônibus. Das 64 unidades entregues, 30 estão adaptadas a deficientes físicos. Além disso, a nova frota possui maior espaço entre os bancos e portas mais amplas.
A implementação de um serviço de melhor qualidade que beneficie principalmente quem utiliza o transporte coletivo diariamente é, segundo Bertotto, meta prioritária da atual administração. "Esse é o momento em que começamos a traçar as mudanças no sistema, realizando as melhorias com participação popular", destaca.
O secretário aproveitou o evento para reforçar que, em março, os projetos que reformulam os itinerários, horários e frequência dentro dos bairros serão discutidos diretamente com as comunidades, por meio das associações de bairros e entidades.
O evento fez parte da reformulação e implementação do novo sistema de transportes em Canoas, que, de forma emergencial, marca o final do terminal de transbordo centralizado. O cartão magnético TEU permite ao passageiro utilizar duas linhas diferentes, pagando o mesmo valor, desde que ambas as viagens ocorram em um mesmo trajeto.
A troca de coletivos pode ser feita em qualquer parada em que os itinerários se cruzem, diferente do que acontecia até o momento, quando todos os passageiros precisavam ir até o terminal de transbordo da Rua 1, atrás do Carrefour, para fazer a baldeação.
A venda dos cartões já está disponível no antigo terminal e na Farmácia Mais Econômica da Rua Tiradentes, 215, no Centro, além do Terminal Rodoviário de Canoas. Quem adquire o vale-transporte pela primeira vez paga R$ 8,40, o equivalente a quatro viagens e é cadastrado automaticamente. Por isso, é necessário levar cópias do RG e CPF.
O prefeito Jairo Jorge ressalta que a mobilidade urbana é um fator de qualificação e crescimento para as cidades. "A primeira mudança que fizemos logo no início do nosso mandato foi criar uma secretaria específica de Transporte e Mobilidade. Antes, a pasta era dividida com os Serviços Urbanos, controlava tanto os coletivos e a manutenção das paradas quanto a iluminação pública e a limpeza das ruas", enfatizou o prefeito durante a cerimônia.
Juntamente com o diretor da Sogal, Alexandre Bizus, Jairo Jorge colou em um dos coletivos um grande adesivo, informando que se trata de um veículo pertencente à nova frota. Logo após o término da cerimônia, o prefeito, acompanhado de alguns secretários, realizou uma viagem dentro de um dos ônibus enquanto o restante da frota seguia em comboio por todos os bairros de Canoas para apresentar os novos veículos à população.
Mariela Carneiro