As mulheres em Canoas representam, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51 % da população municipal. Apesar disso, ainda sofrem com a desigualdade de gênero. Na noite desta quarta-feira, 4, um passo muito importante na luta das canoenses foi dado no município, por meio da apresentação da coordenadoria de Política para as Mulheres. O evento empossou a coordenadora Maria Aparecida Flores de Lima e aconteceu na Câmara de Vereadores.
A abertura da solenidade ficou por conta da bela voz de Luciara Batista, que interpretou o hino de Canoas. Na mesa, prestigiaram a cerimônia o prefeito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo, o presidente da Câmara, Nelsinho Metalúrgico e a delegada de polícia para mulher, Kátia Reinheimer. A coordenadora Maria Aparecida foi a primeira a falar e comentou sobre as expectativas com a função. "A maioria da nossa população é de mulheres, e muitas não sabem dos seus direitos e precisam ser instrumentalizadas", disse.
A vice-prefeita fez questão de integrar o protocolo e fazer o uso da palavra. Para ela, a igualdade de gênero já está acontecendo em Canoas. "Elegemos um prefeito que chamou uma mulher para ser sua vice, isso já é uma demonstração da confiança no potencial do ser humano, sem exclusão", afirmou. O prefeito Jairo Jorge agradeceu as palavras da vice e lembrou que o governo municipal conta com uma equipe feminina significativa na gestão. "Temos seis secretárias municipais e outras mulheres, como é o caso da Maria Aparecida, ocupando funções importantes no governo", salientou. O prefeito falou também dos avanços que a cidade necessita no apoio às mulheres e outras classes que ainda sofrem discriminação. Ele enumerou as próximas ações a serem postas em prática: o Centro Integral de Atenção à Mulher, previsto na Lei Orgânica Municipal, e o aumento das vagas nas escolas infantis, que possibilita o trabalho das mães canoenses.
Rachel Duarte