A diretoria de controle e preservação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente apresentou, hoje, aos subprefeitos de Canoas o projeto de revitalização de quatro praças do município, que servirão de modelo para a reformulação das demais 92 existentes. A iniciativa integra o programa Canoas mais Bela, que prevê diversas ações de revitalização no município.
As "praças modelo", como são classificadas as que primeiramente passarão pela reformulação da estrutura e servirão de exemplo para as outras, são Dona Mocinha, localizada no bairro Niterói, Cônego Steffens, antiga praça Tiradentes, no bairro Rio Branco, Pio X, no Mathias Velho, e a praça da Brigada, no Guajuviras. Nesta última será revitalizada também a gruta existente no local.
Para avaliar a carência estrutural de cada uma foram realizadas diversas reuniões com os subprefeitos das regiões sudeste, Paulo Accinelli, sudoeste, Pedro Bueno, nordeste, Francisco José Nunes e noroeste, Júlio Cezar de Lima Ribeiro e com os moradores dos bairros das praças em questão. As principais demandas solicitadas foram melhor estrutura para as áreas de playground, cancha de esportes, mais bancos e espaços de lazer. Com base nestas avaliações e em um estudo detalhado de cada área, realizado por arquitetos da secretaria, foram organizados os projetos de revitalização.
Segundo a diretora do departamento de controle e preservação ambiental, Teresinha Nascimento, a iniciativa visa transformar as praças da cidade um ambiente propício ao convívio social e ao lazer. Antes mesmo de colocar em prática o projeto a secretaria já vem providenciando a manutenção e a conservação das praças do município.
Patrícia Araujo