A partir de 2009, a agricultura passou a ter espaço nas discussões da gestão municipal em Canoas. Nesta terça-feira, 17, o Plano Agrícola foi pauta do encontro que reuniu o escritório municipal da Emater e o Departamento Economia Solidária. Esta é a 1ª vez que existe na prefeitura um departamento tratando dos interesses deste tema na cidade. O órgão responsável por isso é o Departamento de Economia Solidária, que além de promover políticas públicas de geração de renda, trata de ações de abastecimento e da própria agricultura.
A administração municipal está realizando um diagnóstico do da agricultura na cidade. Atualmente, existem em Canoas, 60 unidades de produção do setor. A maioria destas, nos bairros Estância Velha e Mato Grande, este com 35 empreendimentos. A maioria dos produtores são arrendatários de terras. Outra característica é a empresa familiar e o cultivo que é predominantemente de folhosas.
Na cidade, existe ainda 32 feiras com 62 produtores cadastrados. Na reunião foi colocada a intenção da prefeitura de aumentar a diversidade dos produtos oferecidos, além de priorizar a participação de produtores locais. Além disso, a prefeitura irá trabalhar com cinco feiras modelos de Abastecimento: no Centro, no Mathias Velho, no Niterói, no Guajuviras e no Rio Branco. Um diagnóstico das feiras será realizado. Estas feiras modelos serão padronoizadas, criando um atendimento uniformizado. A idéia ainda é que os feirantes fornecem produtos para a Alimentação Escolar. No projeto de Escolarização da Merenda está previsto que os diretores das escolas poderão escolher os alimentos primários e comprá-los. Com isso, a merenda será mais barata e saudável. A idéia da prefeitura é iniciar a oferta de uma merenda mais saudável pelas escolas de ensino fundamental, num quadrante específico da cidade. Depois expandir para outros colégios e regiões.
Ainda sobre o Plano Agrícola está previsto a capacitação dos operadores de maquinários e da Patrulha Agrícola, que dá suporte as unidades de produção do município.
Já o Plano de Incentivo a produção prevê que os produtores sejam compensados por sua produtividade e arrecadação de notas fiscais destas vendas. Funciona assim: o produtor emite a nota de venda e é compensado como subsídio de combustível para o transporte da produção. A medida gera mais divisas para o município e mais autonomia para o agricultor.
No setor de pesca, o Plano prevê a realização de um diagnóstico Rápido Participativo, que é utilizado para fazer uma avaliação de comunidades de produção menores, com o objetivo de alavancar a qualidade de vida dos trabalhadores e fomentar o setor.
Ainda haverá uma capacitação e acompanhamento técnico do Departamento da prefeitura e da Emater com os trabalhadores agrícolas para agregar valor a seu produto, com a diversificação dos materiais produzidos a partir da mesma matéria prima.
Josias Bervanger