Apresentações de dança, teatro, coral e a realização de um culto ecumênico inter-religioso são algumas das atividades que serão realizadas neste domingo, 22, para celebrar o Dia Mundial da Água. As ações ocorrem no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo), localizado na rua Dona Rafaela, 700, bairro Marechal Rondon, a partir das 9 horas.
Durante o decorrer da semana, o Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveu uma série de atividades com o intuito de conscientizar sobre a importância de preservar as nascentes do município, proteger os ecossistemas, bem como chamar a atenção para a escassez da água no mundo e zelar pela limpeza e qualidade da mesma. Estudantes do município tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan e realizar trilhas para conhecer as nascentes do município.
De acordo com estudo realizado em 2008, pelo Programa Permanente de Educação Ambiental do Comitesinos, Canoas possui abundância de recursos hídricos, mas, por falta de informação, cerca de 99,8% da população não conhece os arroios que compõem a malha hídrica do município. Os dados integram relatório realizado pelo Comitesinos, através do projeto Peixe Dourado, de Canoas, em parceria com a Corsan.
No domingo, será realizado um ato simbólico de recuperação dos arroios e nascentes do município. "Vamos entregar ao prefeito uma pequena amostra da água dos arroios Araçá, Brigadeiro, Sapucaia e Guajuviras e da nascente dona Josefina. O ato simbolizará o início do resgate destes locais", destaca o secretário do meio ambiente, Celso Barônio.
Confira abaixo a programação completa do evento.
PROGRAMAÇÃO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
:: Manhã
9h30: abertura do evento, com a Banda da Base Aérea.
9h45: entrega das águas coletadas nas nascentes de Canoas ao prefeito Jairo Jorge, pelas crianças do Projeto Peixe-Dourado.
9h50: palavra do secretário do Meio Ambiente, Celso Baronio.
9h53: abertura do evento pelo prefeito Jairo Jorge.
10h: performance do Grupo ART&DANÇA, com a música "Águas de Março".
10h05: culto Ecumênico Inter-Religioso, com o Padre Eduardo Delazzeri, da Paróquia Imaculada Conceição, juntamente com a Coordenadoria da Diversidade e outras religiões e entidades.
11h15: apresentação dos Parceiros Voluntários (TRIBOS), música "Uma Escolha" - pela Escola Margot.
11h25: apresentação do Arroio Araçá - música - RAP Escola João Paulo.
11h35: apresentação do Arroio Araçá - peça teatral - Pai Thomé.
11h50: encerramento das atividades da manhã - Música Planeta Água.
::Tarde
13h: apresentação do Coral da Melhor Idade - Grupo Vocal Girassol.
17h: apresentação do Grupo ART&DANÇA, da professora Cristina Pereira.
17h40: apresentações: G.F Haendel - Concertino para Trompete e Cordas, (Orquestra Sacra da ULBRA), Música "VIDA" - Carlos H. Ludwig e Ricardo E. Garay (Coro Sacro da ULBRA), "Água Cristalina" (Coro e Orquestra Sacra da ULBRA), palavra do Prefeito de Canoas Jairo Jorge, apresentação da música Planeta Água, pelo Coro e Orquestra da ULBRA).
Patrícia Araujo