Às vésperas de importante discussão sobre segurança pública no Estado, a Prefeitura de Canoas apresentou o projeto de trabalho nesta área aos representantes do governo gaúcho. Em visita ao chefe de polícia estadual, delegado João Paulo Martins, e ao secretário estadual de Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Canoas expôs a proposta de integração entre as forças policiais e o poder público municipal.
A proposta de um sistema integrado de informações de violência e criminalidade, apresentada pelo secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke, foi bem recebida pelo Estado. O projeto, que já foi encaminhado ao Ministério da Justiça, por estar embasado no modelo Pronasci - Programa Nacional de Segurança com Cidadania, precisa da troca de dados entre as forças municipal e estadual. Goulart concordou com a importância da informação confiável no trabalho da segurança pública. "Qualificar a informação é importante para o atendimento dos órgãos de segurança. Esta troca é uma contribuição que pode vir a somar no trabalho que já estamos fazendo", salientou.
Para o diretor de Gestão da Estratégia Operacional do Estado, tenente-coronel Antônio Moura dos Santos, os dados sobre os tipos de homicídios e crimes contribuem para uma análise quantitativa do trabalho policial. O secretário canoense reforçou com o exemplo de Campinas, no estado de São Paulo, onde foram reduzidos em 60% os índices de violência com a implantação do trabalho de integração estratégica. "Em três anos a cidade diminuiu os índices em todos os tipos de violência. Em Canoas vamos ter técnicos capacitados para analisar os dados das dinâmicas criminais e, então, teremos os mapas temáticos para definir nossa atuação na cidade", explicou. Além disso, Kopittke aproveitou para manifestar a necessidade de um aumento no número do efetivo policial em Canoas.
Os representantes do governo estadual prometeram analisar a proposta do município e, posteriormente, devem marcar reunião técnica para entender melhor as informações necessárias a Canoas. A visita também foi oportunidade de convidar as autoridades estaduais para a etapa metropolitana da 1ª Conferência Nacional de Segurança (Conseg), que acontece nesta sexta-feira, 27, na Ulbra (Av. Farroupilha, nº 8001 - Bairro São José). O evento vai contar com especialistas renomados na área e, com a presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro. A conferência inicia às 8 horas com o credenciamento dos participantes e, se encerra às 18h. Inscrições e outras informações no link da 1ª Conseg, no site www.canoas.rs.gov.br .
Rachel Duarte