Não foi só a quebra do jejum da seleção brasileira de futebol, que não marcava gols em casa nas eliminatórias de uma Copa do Mundo, que marcou a noite desta quarta-feira, 01. Uma turma de jovens das escolas municipais Guajuviras e Carlos Drumond de Andrade, visitou um estádio de futebol pela primeira vez. A ocasião, inédita para muitos, foi proporcionada pela prefeitura de Canoas e o Instituto Ronaldinho Gaúcho.
A partida para o estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, aconteceu ainda no final da tarde. Os adolescentes receberam camisetas do Instituto e embarcaram no microônibus cedido pela empresa de transporte coletivo Sogal. Para o estudante Taijã Taborta, 13 anos, ver os jogadores da seleção brasileira de perto foi inesquecível. "Nunca fui num estádio. Estou muito feliz, revelou Taijã. A mensagem de amor ao esporte foi mostrada com orgulho pelos jovens, que revelaram a satisfação de poder assistir um jogo da seleção brasileira ao vivo. "Não teria como comprar ingresso para ir num jogo desses. E, nunca fui nunca tinha ido num estádio de futebol. É mesmo grande como na televisão", falou o estudante.
A prefeitura de Canoas firmou parceria com o Instituto Ronaldinho em janeiro. A iniciativa faz parte da parceria entre o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com as prefeituras e o Instituto. O Projeto atenderá cerca de 2.100 jovens, com idades entre 14 e 17 anos, de oito cidades da região metropolitana e Capital. Em Canoas, serão selecionados 50 jovens em situação de risco. Enquanto a seleção não acontece, crianças dos bairros onde acontecerão as ações territoriais integradas do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), estão sendo contempladas com as ações.
Rachel Duarte