As bancas da 1ª Feria da Páscoa e 17ª Feira do Peixe já estavam abertas para receber o público desde às 8 da manhã dessa terça-feira. Uma das novidades do ano, a Feira da Páscoa localizada em frente à sede da Prefeitura Municipal com estandes de comercialização de chocolates, artesanato, produtos colônias e pescado, recebeu no inicio da noite do dia seguinte, quarta-feira, 9, a presença do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, para inaugurar oficialmente o evento.
Na presença de comerciantes, trabalhadores da economia solidária e religiosos, o prefeito destacou a importância da Páscoa, ressaltando o fato do evento estar sendo realizado pela 1ª vez na Praça Emancipação. "A Feria do Peixe está abrangendo todas as regiões da cidade e, de forma pioneira, estamos realizando em praça pública esta Feira da Páscoa. Com este evento, estamos aproximando os cidadãos da Administração Municipal", concluiu o prefeito.
O ato teve uma celebração ecumênica, com uma reflexão da importância da Semana Santa para as religiões presentes. Um ato ecumênico marcou a abertura das feiras. No encerramento foi cantado o hino da Umbanda, em homenagem a Oxalá, que no sincretismo religioso refere-se a Jesus Cristo.
A 17ª Feira do Peixe e 1ª Feria da Páscoa ainda se realizam no dia 9, das 8h às 20h e no dia 10, das 8h às 14h. Além das bancas que ficam no Centro, em frente a prefeitura, a população pode se dirigir também à feira localizada no Guajuviras, na rótula de entrada do bairro. Em Niterói, a venda de peixes se dará em frente à Praça Dona Mocinha. No bairro Mathias Velho, a comercialização será realizada na Praça Pio X. Os moradores do bairro Rio Branco também poderão comprar peixes perto de casa. As bancas serão montadas em frente à Igreja Imaculada Conceição.
Josias Bervanger