Após passar pelas provas de seleção, realizar entrevistas e cumprir 40 horas aulas durante a semana de capacitação, os aprovados no processo seletivo para contratação emergencial de agentes de endemias receberam seus diplomas nesta quarta-feira, 15. A solenidade de formatura ocorreu no Salão de Atos do La Sale e contou com a presença da vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, do coordenador de vigilância em saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, Ciro Santana e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein.
Dhein afirmou que os agentes aprovados na seleção de fevereiro de 2009 representam têm nas mãos a segurança da população canoense. Ele ressaltou o grau de responsabilidade que os agentes têm de proteger a comunidade, controlando os vetores, orientando e fiscalizando. "A missão de vocês não é mais individual. No momento da abordagem vocês podem até estar sozinhos, mas o trabalho é feito em equipe. Isso é um desafio, andar nas ruas e conscientizar as pessoas não é fácil. Vocês serão 111 educadores", ressaltou Beth. A vice-prefeita destacou ainda que agentes devem valorizar a função que lhes foi atribuída lembrando dos mais de mil candidatos que ficaram de fora na seleção.
Getúlio Guedes, supervisor de campo da região Nordeste elogiou a seriedade do processo, principalmente a cerimônia de diplomação. "Esse tipo de acontecimento traz energia e estímulo a todos nós agentes. Estou bastante motivado e posso afirmar o mesmo em nome da minha equipe, um exemplo disso é que pessoal realiza dinâmicas de grupo por livre e espontânea vontade", enfatizou Guedes.
Mariela Carneiro