Canoas terá pela primeira vez uma programação semanal para marcar o Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de abril. No próximo sábado, 18, a Prefeitura de Canoas inicia a Semana do Livro com uma série de atividades na Praça da Brigada, avenida principal do Bairro Guajuviras. Das 15 às 18 horas, os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, obra do escritor Monteiro Lobato, estarão animando os visitantes do evento.
Outra atividade que marca o sábado, 18 de abril, será a promoção do Guajuviras Centro de Artes. No local, (Rua 17 de Abril, 780) terá uma feira do livro, teatro infantil e narração de histórias. As atividades são em grande parte destinadas ao público infantil, já que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. As ações acontecerão das 10 às 20 horas.
Na próxima semana, de 22 a 25 de abril, a Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, Bairro Cinco Colônias, realiza momentos de literatura no pátio da escola. É uma troca de textos e uma feira de troca de livros. As ações são abertas a toda comunidade escolar.
O Dia Mundial do Livro. A programação do dia 23 de abril reserva uma rodada de leitura compartilhada na Casa do Poeta, no saguão da estação Canoas da Trensurb. Ainda no dia 1º, acontecerá o Encontro de Bonecos Contadores de Histórias e a distribuição de rosas aos leitores que passarem pela Rua XV de janeiro, no Centro da cidade.
Como a data marca também o Dia de São Jorge,fiéis se unirão em uma ação na Praça Sargento Rosa, no bairro Harmonia. A atividade inicia às 10 horas e os participantes que doarem livros ganharão flores e espadas de São Jorge. Neste mesmo dia, será inaugurada a Biblioafro, que reúne um acervo de jornais, revistas, polígrafos e publicações sobre assuntos da cultura africana. O projeto é itinerante e pode ser levado aos interessados mediante contato com a Secretaria de Cultura de Canoas. O endereço é Rua Ipiranga, 105, junto ao Museu Municipal, no Centro.
Rachel Duarte