O tabagismo direto e passivo foi a pauta do encontro promovido pelo programa SOS Dependência Química, realizado na Unidade de Limpeza Pública nesta quarta-feira, 29.
Na reunião-oficina, os funcionários deste setor assistiram a um vídeo sobre o assunto e puderam debater o tema. De acordo com o psicólogo Márcio Quadros, da Unidade de Qualificação de Recursos Humanos e Assistência aos Servidores da prefeitura, o assunto interessa a todos, fumantes e não fumantes. "Se todos os colegas da prefeitura estiverem bem, isso é bom para a saúde do funcionário e também para própria Administração Pública", frisa Quadros.
O operador de máquinas Arselino Souza, deixou o vício do cigarro há 26 anos. Mesmo assim fez questão de freqüentar a atividade. "Achei muito importante debater este tema. Deve ser feito mais vezes pois o pessoal não está conscientizado sobre os problemas causados pelo tabagismo. Gostei por que não foi só uma palestra e sim um diálogo", diz.
Souza comenta que depois que deixou o cigarro percebeu a melhora do seu rendimento no trabalho, indo ao encontro da fala do ministrante da reunião-oficina. "Não tem nem comparação a minha qualidade de vida antes e depois do cigarro. Atualmente, trabalho muito mais disposto", conclui o operador de máquinas da prefeitura.
Ao final da atividade, os funcionários escolheram um cartaz de uma campanha contra o cigarro do Ministério da Saúde para afixar no seu local de trabalho.
Josias Bervanger