Pela primeira vez em Canoas, e marcando o início de uma nova turnê pelo Brasil, os pernambucanos do Mundo Livre SA estarão no 1º de Maio na Paz, Dia Internacional do Trabalhador. O evento, promovido pela Prefeitura de Canoas, acontece no Parque Esportivo Eduardo Gomes (Av. Guilherme Schell, 3.600 - Fátima) e vai reunir uma programação variada, com início às 9 horas.
Esperando a aceitação tradicional do público gaúcho, o grupo manifesta boa expectativa de se apresentar em um evento gratuito e no Dia Internacional do Trabalhador. "Esta é a primeira vez que somos convidados a tocar num evento alusivo aos trabalhadores, e tem tudo a ver com o nosso trabalho. Temos uma preocupação social, inclusive, uma das nossas músicas ("Livre Iniciativa" - Álbum Mundo Livre SA - Samba Esquema Noise) faz relação com isso", explica o idealizador do grupo Fred Rodrigues Montenegro, o Zero Quatro.
Os canoenses que forem ao parque neste feriado vão poder conferir o som do Mundo Livre SA, uma peculiar mistura de samba e punk-rock, de graça. De quebra, o público ainda vai conferir músicas do novo álbum que será lançado em 2009, para marcar os 25 anos do grupo. Zero Quatro comenta a expectativa de uma boa receptividade por parte dos canoenses. "Faz um ano que não viemos para o Rio Grande do Sul, mas, sempre somos bem recebidos", fala.
Dia para o trabalhador - Uma estrutura completa estará à disposição dos visitantes do parque. Serão trinta barracas de alimentação, incluindo produtos naturais dos produtores da Economia Solidária. Aos adeptos do chimarrão terá água e erva -mate à vontade. Os trabalhadores poderão aproveitar o dia de folga para acompanhar as apresentações de skate e de bikecross, que estarão sendo realizadas no parque. Todos os visitantes poderão levar para casa mudas de árvores que serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Às 9h, os trabalhadores poderão conferir um painel sobre plano de cargos e carreiras. Das 10h às 12h, o tema abordado será doenças do trabalho. Outro painel tratado, as doenças do trabalho, vai ocorrer simultaneamente. Com início programado para as 10h, no espaço destinado a debater os temas dos trabalhadores de empresas privadas. Ás 17h, um ato político alusivo à data com a presença do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e sindicalistas irá marcar o evento, que ainda terá sequência com diversas atividades artísticas.
Confira as atrações confirmadas para a festa:
Ismália
Tenente Cascavel
Mundo Livre SA
Nei Lisboa
Tchê Barbaridade
Marcelo e Jordano
Roberto Mendes
Cancioneiro
Gravidade Zen
Viny Lacerda
R.P.3
Bem a vontade
Máquina do Sul
Gangue do Arrasta Pé
Big Zen Voodoo
Trem Bahla
Mandala