Proporcionar uma melhor qualidade de vida para os funcionários hipertensos da Prefeitura Municipal de Canoas. Este é o objetivo dos encontros do Grupo de Apoio a Funcionários Hipertensos. A iniciativa é da Equipe Médica e Nutricional da Unidade de Qualificação de Recursos Humanos e Assistência ao Servidores da prefeitura, que faz uma abordagem multidisciplinar do assunto.
A cada dois meses o grupo se reúne. Nesta quarta-feira, 13, no Auditório do Arquivo Público Municipal Dr. Sezefredo Azambuja Vieira aconteceu o segundo encontro deste ano. Com um coração de resina, a médica Carmen Regina Garcia explicou aos participantes como é o funcionamento do coração de um hipertenso.
Outra dinâmica feita com o grupo foi a simulação da compra de produtos comestíveis. Os participantes foram estimulados a escolher alguns materiais alimentícios como fazem habitualmente no mercado. Depois, aprenderam como conferir a quantidade de sódio e gordura trans nas embalagens.
Os funcionários ainda participaram de uma ginástica laboral com orientações sobre a circulação sanguínea.
A assessora administrativa Rejane Fortes trabalha há 23 anos na prefeitura. Ela participou do encontro de ontem. "Frequento consultório médico, mas foi nos encontros do grupo que aprendi muita coisa que não sabia. Já sei como pesquisar na embalagem de um produto a quantidade de sódio e também a ficar atenta a gordura trans. Eu participo há dois anos e trouxe para os encontros o meu marido", destaca Rejane.
O Grupo de Apoio aos Funcionários Hipertensos volta a se reunir em 13 de julho. Ainda há encontros marcados neste ano para o dias 14 de setembro e 9 de novembro.
Josias Bervanger