Durante ato que lembrou a luta dos negros escravos, os chamados pretos-velhos, para as religiões de matriz africana, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, foi o grande homenageado. O motivo não poderia ser melhor para as entidades religiosas do município: o apoio nas atividades, com intuito de aproximar os diferentes cultos praticados na cidade.
A entrega do certificado ocorreu na noite deste sábado, 16, na Casa de Caridade Pai Thomé, no bairro Nossa Senhora das Graças, como parte da programação da Coordenadoria de Diversidade, alusiva ao dia 13 de maio - data da abolição da escravatura no Brasil.
Em tempo de debates acerca da concessão de cotas para o ingresso no ensino superior, o titular da Coordenadoria, Paulo Ambieda, o Paulinho D'Odé, destacou que de nada adianta o favorecimento excessivo a negros e índios, se não for cultuada a trajetória de luta de tais povos.
Por isso, Ambieda falou sobre a Lei 10.639, que insere a disciplina sobre cultura afro-descendente no currículo escolar. "Todas as etnias devem ser valorizadas e respeitadas. Neste sentido, reforço o intuito da Coordenadoria, que é fomentar o diálogo interreligioso, com vistas ao fim do preconceito, seja ele qual for", frisa.
Para o Secretário Municipal de Segurança, Alberto Koppitke, a discussão da diversidade religiosa abre caminhos para a construção de uma sociedade melhor. "Sempre se fala em justiça, tendo como parâmetro a distribuição de renda. Mas esta conquista não ocorrerá, se não houver o diálogo."
Apoio era proposta de campanha - O chefe do executivo municipal assumiu o apoio às entidades afroumbandistas de Canoas como um compromisso, ainda quando estava na disputa eleitoral. Isso, porque "todos, independente da religião, são grandes parceiros de jornada".
No agradecimento pela homenagem prestada, o Prefeito destacou a importância de seguir os princípios da Casa de Caridade: fé, humildade e justiça, fundamentais não somente aos religiosos, mas a todos os cidadãos.
Além do reconhecimento prestado ao Prefeito, a programação alusiva ao dia 13 de maio foi marcada por uma exposição de fotos e reportagens resgatadas pelo Movimento de União de Axés do Sul (Uniaxés) e pelo Conselho Estadual de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros (Ceucab), as quais resgatam os últimos oito anos da história afroumbandista.
Na companhia do Prefeito, os religiosos seguiram em carreata pelas ruas do bairro Nossa Senhora das Graças, que teve à frente a imagem do Pai Thomé, negro escravo, encomendada pelos filhos de religião da casa.
Cultos de umbanda deram continuidade ao evento, que contou com a presença do coordenador de políticas para a juventude, Almiro Rodrigo Gherat, o "Cebola", e a titular da Coordenadoria de Igualdade Racial, Maria Aparecida de Lima Mendes. Também prestigiaram o evento o presidente da Ceucab unidade de Canoas, Everton Alfonsin, e outros representantes de entidades religiosas.
Secretaria Especial de Comunicação - Secom