Depois de repaginado, o prédio histórico da Prefeitura de Canoas foi inaugurado pelo prefeito municipal, Jairo Jorge. O ato aconteceu neste sábado, 27, para marcar a data de emancipação política da cidade. Em frente ao prédio, esquina da Rua 15 de Janeiro com Ipiranga, o chefe do executivo e demais autoridades municipais cumpriram um protocolo cheio de ações solenes que culminaram em queima de fogos e coquetel.
Aberta a fita inaugural, a execução do Hino de Canoas foi feita pelo aluno da E.M.E.F Jacob Longoni, Ieron de Abreu Soares, 8 anos. Logo após, as autoridades acompanharam o prefeito e a vice-Beth Colombo, no descerramento da placa de inauguração do prédio histórico da prefeitura. Uma cerimônia religiosa, coordenada pelo fórum inter-religioso de Canoas, abençoou a nova casa do executivo municipal. Preces e votos de sucesso para a atual administração marcaram o ato, que contou ainda com a inauguração da galeria de ex-prefeitos.
A trajetória dos prefeitos municipais foi lembrada pelo prefeito Jairo Jorge no início do seu discurso. Ele falou da importância histórica do prédio, que é ocupado pela administração desde o primeiro dia do mandato. "Lembro-me do dia 2 de janeiro quando cheguei aqui, eu e a vice Beth Colombo, para despachar. Eram 7h50min", recordou. O prefeito reconheceu publicamente, por meio de uma medalha dos 70 anos da cidade, o esforço da empresa Fator Engenharia, que trabalhou arduamente para cumprir o prazo de entrega da obra. O diretor da empresa, Hed Eugênio Wobeto agradeceu ao prefeito e desejou sucesso na gestão.
O prefeito também elogiou o trabalho da arquiteta Cecília Sá, que atuou junto com a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão na reforma do prédio. O trabalho teve o apoio de um profissional da área da História e durou cerca de dois meses. A intenção foi preservar a identidade do prédio e tornar o local atraente.
Foram entregues neste sábado, sete salas, o hall, a sacada, o gabinete do prefeito e a galeria dos ex-prefeitos. Vinte quadros emoldurados com as fotos daqueles que comandaram a cidade desde 1954 até 2008 estão entre o primeiro e segundo lance de escadas da prefeitura. Até agosto será entregue a sala de reuniões, o gabinete da vice-prefeita e um auditório para até 80 pessoas.
Rachel Duarte