Na manhã desta quarta, 5, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, visitou o estúdio da Rádio Farroupilha AM e conversou com o apresentador Gugu Streit durante o programa Comando Maior. "Fiz questão de vir aqui esclarecer para essa imensa audiência da Farroupilha o posicionamento da Prefeitura de Canoas nessa questão que envolve a volta às aulas e a gripe A", disse o prefeito.
De acordo com Jairo Jorge, os pais e mães dos 33 mil alunos das escolas fundamentais e os 4 mil das infantis muitas vezes não tem com quem deixar os filhos no horário de trabalho. Segundo ele, essa responsabilidade cabe à rede pública municipal e a gestão não deve cruzar os braços na hora que a população necessita. "Quero tranquilizar os pais que estão inseguros em mandar os filhos para escola. A criança que estiver resfriada ou com sintomas de gripe é orientada por nós a ficar em casa. As aulas perdidas serão recuperadas posteriormente", frisou o gestor.
O prefeito fez questão de ressaltar que respeita a decisão do Governo do Estado em suspender as aulas. "O calendário estadual é um só e em muitos municípios é crítica a situação da epidemia. Mas esse não é o caso de Canoas, que não teve nenhum caso confirmado. Além do mais, a previsão de pico de infestação é daqui a duas ou três semanas, exatamente quando as aulas de todas as redes irão retornar". Ele lembrou que até agora apenas 28 casos foram considerados suspeitos em Canoas e, nas UTI's dos hospitais do municípios, 10 pacientes estão internados com complicações pulmonares, sendo cuidados de forma adequada e monitorados diuturnamente.
Ainda sobre os cuidados com os estudantes das escolas municipais, Jairo Jorge informou os ouvintes sobre as providências que estão sendo tomadas no sentido de prevenção. "Materiais didáticos explicando cuidados preventivos e 100 agentes de endemias estão espalhados nas 73 escolas da cidade". Ele explicou que esses profissionais estão dando suporte de informação, observação e acolhimento dos alunos para casos em que necessitem ser encaminhados para atendimento médico.
Ao despedir-se, o prefeito salientou que, se Canoas chegar a um patamar de gravidade e expansão de casos confirmados, não serão só as aulas que serão paralisadas, mas também todas as atividades públicas.
Mariela Carneiro