A repercussão da Copa do Mundo de 2014 foi um dos temas abordados durante a reunião dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal), nesta terça-feira, 11, na qual participou o prefeito de Canoas e 1º vice-presidente da Granpal, Jairo Jorge. O vice-prefeito de Porto Alegre e titular da Secretaria Especial da Copa, José Fortunati, falou da importância em todos os municípios se integrarem para receber o maior evento futebolístico do mundo. Na ocasião o grupo criou um Comitê da Granpal, onde cada prefeito indicará um representante da cidade para uma interlocução permanente com secretário Fortunati. A qualificação da mão-de-obra e a formação de voluntariado foram temas debatidos. Os prefeitos ainda destacaram a questão da mobilidade, fundamental para atração do turismo. "A Copa certamente deixará um grande legado à população'', avaliou Fortunati.
Com a expectativa de tornar Canoas uma das subsedes do evento, o prefeito Jairo Jorge, criou a Secretaria Municipal Extraordinária da Copa de 2014 (SECOPA). A titular da pasta é Rita de Cássia Oliveira. Para o prefeito Canoas tem grandes possibilidades de sediar seleções que participarão da competição.
Outra pauta debatida pelo grupo foi referente a lei federal 12.009/09 que entre outras coisas regulamenta a atividade de motoboy e moto-frete. Para o prefeito Jairo a questão da segurança dos motociclistas é essencial. Durante o encontro que ocorreu na sede da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), representantes do Instituto Militar de Engenharia, explanaram sobre o planejamento urbano e a visão estratégica. O coronel e engenheiro, Paulo Roberto Dias Moraes, falou da importância do planejamento e da gestão. Será criado um grupo de secretários de planejamento para tratar da questão.
O evento também contou com presença do anfitrião do encontro, prefeito da Capital, José Fogaça; presidente da Granpal e prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon da Silva; prefeito de Glorinha, Dorival Medinger; vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Ibanor Catto; vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilso Nunes; coordenador executivo da Granpal, Roque Bakof , presidente da Famurs, Marcus Vinícius de Almeida, além de representantes de outros municípios. A próxima reunião da Granpal deve ocorrer em Sapucaia do Sul no dia 8 de setembro.