A Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial de Canoas (COPIR) agiliza a articulação para a participação de Canoas em iniciativas que viabilizem a promoção de direitos e inclusões de afro-brasileiros. Como parte desse esforço, na última sexta-fera, 14, a titular da COPIR, Maria Aparecida Mendes, participou em Porto Alegre do lançamento do projeto Farol.
Essa iniciativa contempla jovens entre 15 e 19 anos, em Situação de vulnerabilidade social, baixa escolaridade e com pouco acesso ao mercado de trabalho, além dos jovens que estão expostos a violência domestica e urbana. O projeto está sendo realizado pelo Programa Nacional de Segurança Publica com cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça com a Secretaria Especial de Políticas de promoção da Igualdade Racial - SEPPIR.
O encontro, que na parte da tarde recebeu o Ministro da Justiça Tarso Genro e o Ministro da SEPPIR Edson Santos, lotou o auditório da Policia Federal com lideranças do Movimento Negro e representantes das Prefeituras e Parlamentares. O evento ocorreu na sede do Palácio Federal em duas etapas. Na parte da manhã os técnicos da SEPPIR realizaram uma palestra onde apresentaram o detalhamento técnico do Projeto Ford com a leitura do Edital 01/09 SUBPAA / SEPPIR e o esclarecimento das duvidas pelas prefeituras convidadas.
O Projeto Farol tem abrangência Nacional e destina mais de 3 Milhões que serão investidos em projetos sociais.
Ronaldo M. Botelho