Depois de uma intensa pesquisa, Canoas optou por conhecer a experiência exitosa do Fundo Municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, o Fundel. Nesta quinta-feira, 03, uma comissão formada pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Carlos Lanes; o assessor Carlos Heron Perolo e o presidente do Conselho Municipal de Esporte, Luiz Roberto Jacoby visitou a cidade serrana para entender a aplicação do fundo que acrescentou R$ 1 milhão a mais no orçamento anual para incentivo ao esporte no município.
Recebidos pelo secretário de Esporte e Lazer de Caxias, Felipe Gremelmaier e pela coordenadora do Fundel, Denise Dani, a comitiva canoense considerou o modelo de administração dos recursos públicos dos anfitriões, uma referência no Estado. "Procuramos o melhor exemplo para desenvolvermos algo semelhante em Canoas e o fundo de vocês é eficiente" salientou Lanes.
Implantado em 2004, por meio de Lei Municipal, o Fundel de Caxias possibilita o auxilio para pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos, que residam na cidade e que desenvolvam o esporte e o lazer. Neste ano, o município auxiliou 128 integrantes de processo seletivo que contou com 159 inscritos. Para o secretário Felipe Gremel a medida foi uma solução democrática aos inúmeros pedidos de apoio feitos diretamente à Secretaria. "Selecionamos aqueles que estão regulares, ou seja, estimulamos os voluntários a se instituírem como entidade para receber o auxílio. Repassamos os recursos conforme os projetos em parcela única, depois eles prestam contas dos gastos", detalhou.
Para Canoas, o Fundo Municipal de Esporte auxiliaria a aumentar a receita da Secretaria de Esporte e Lazer e a ampliação de repasse para mais clubes da cidade, além de permitir o apoio individualizado com ajuda de transporte para mais entidades e atletas. "Temos um universo enorme na cidade, precisamos estimular este potencial e auxiliar ainda mais", disse Lanes. A comitiva canoense trouxe cópia do documento que rege o fundo caxiense e agora irá estudar melhor o modelo, para adequá-lo à realidade local. Outro passo será a apresentação de uma proposta ao chefe do Executivo Municipal.
O fundo de Caxias já serviu de referência para o município de Garibaldi e será também para Laguna, em Santa Catarina. A iniciativa acumula de 1 a 1,5% da arrecadação da Prefeitura Municipal. As exigências do edital, que é formulado e controlado por uma comissão mista de funcionários públicos e sociedade civil, já auxiliaram na adequação de 66 diferentes modalidades esportivas na cidade.
Rachel Duarte