A Coordenadoria de Defesa Civil de Canoas está em alerta para possível remoção de famílias em três pontos críticos de alagamento na cidade. Os locais mais comprometidos são atrás da Rua Dique e a Rua Boa Saúde, no bairro Rio Branco e na Praia do Paquetá. A estimativa é que 50 famílias podem ter que sair de casa em razão da invasão da água, que já chega a 20 centímetros em alguns casos.
De acordo com o coordenador Mauro Guedes o vento sul é o maior agravante do tempo, que acaba trazendo a água das cabeceiras do Rio dos Sinos com maior intensidade. "O rio já está 2,40 metros acima do nível do mar. A situação está sob controle, mas, algumas famílias já teriam que abandonar as residências", comentou. Guedes salienta que há resistência dos moradores em abandonar as casas. "Na madrugada deste sábado estaremos com alerta redobrado para um possível pedido de socorro", salientou.
No caso da Praia do Paquetá especificamente as 59 famílias que vivem no local ainda não precisam deixar as casas. Segundo o coordenador de Defesa Civil, com a possibilidade de dobrar para até 75 mm a precipitação da chuva, poderá ser necessário também a remoção de algumas pessoas.
Rachel Duarte