Os professores da Escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tiveram hoje (14) na Secretaria Municipal de Educação um encontro de formação do Projeto Ricardo Schulz: o poeta das cores. O projeto tem por objetivo divulgar o conhecimento do referido artista nas escolas municipais, através da construção de projetos interdisciplinares. O artista plástico Ricardo Schulz participou do encontro apresentando alguns quadros e falando sobre o seu trabalho.
Com o encontro, os professores puderam conhecer a obra de um artista canoense e que servirá para educar os alunos a interpretar a arte na escola.
Ricardo Schulz é natural de Taquara e considera-se autodidata na arte. Viveu a maior parte da infância em Marcelino Ramos.Como filho de mestre pintor, teve seus primeiros traços e orientações dadas pelo próprio pai, Erich Schulz. O artista foi de extrema importância na preservação da antiga estação ferroviária de Canoas, atual Fundação Cultural. Julgando ser um erro e uma afronta ao patrimônio histórico-cultural, mobilizou-se pela sua preservação.
Segundo a professora Rejane Ledur, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo é subsidiar os professores com o conhecimento da arte por artistas na cidade. O ensino da Arte é uma lacuna na educação, completou a professora, acrescentando que a divulgação e a promoção do livro Ricardo Schulz: O Poeta das Cores, produzido pelo professor Alexandre Rafael da Rosa, servirá para preencher o vazio existente.
Os alunos terão a oportunidade de conhecer as telas pintadas pelo artista na Mostra de Pinturas que será realizada na Associação Cultural de Canoas, no período de 21 de setembro a dois de outubro. A associação está localizada na Avenida Victor Barreto,2301, centro da cidade e as visitas podem ser agendadas pelos telefones (51) 3456.1603 ou 3428.5709.
Floriano Becker