O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou nesta segunda-feira, 14, os números finais da 3ª rodada do Orçamento Participativo. Mesmo com a chuva que insistiu em prosseguir no domingo, 13, quando foi realizada a última etapa do OP, 7183 pessoas compareceram à votação. O número revela um aumento da participação do público nesta última etapa, superando as outras duas fases. Somada as três rodadas, o OP contou com 12992 participantes.
Jairo Jorge fez questão de agradecer o empenho dos conselheiros do OP, que foram convidados a acompanhar a entrevista coletiva do prefeito, juntamente com o secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, o adjunto da mesma pasta, Anderson Fraga, e o diretor de Relações Comunitárias, Célio Piovesan. Jairo ainda lançou um desafio para 2010. "Queremos duplicar o número de participantes do Orçamento Participativo no próximo ano", frisou.
Em meio ao anuncio feito pelo chefe do executivo, o conselheiro da região sudeste, Valdir Dallagnol pediu a palavra para fazer uma ponderação. "A cidade toda viveu esse momento de forma emocionada e, eu, como cidadão canoense fiquei muito orgulhoso em ser um dos protagonistas deste processo" disse.
A 3ª rodada apontou mais 12 obras prioritárias para cidade que se somam as outras 12 demandas elencadas na 2ª rodada. A obra mais votada foi a regularização fundiária da vila União dos Operários, que recebeu 588 indicações.
Confira as demandas eleitas pela população nas 12 microrregiões
MICRORREGIÃO MATHIAS VELHO
:: Regularização Fundiária da vila União dos Operários (588 votos)
MICRORREGIÃO SANTO OPERÁRIO
:: Reforma e ampliação da Escola Infantil Max Oderich (244 votos)
MICRORREGIÃO HARMONIA
:: Instalação de câmeras de monitoramento (98 votos)
MICRORREGIÃO ESTÂNCIA VELHA
:: Criação de Unidade de Pronto Atendimento e Programa de Saúde da Família na vila 7 de Outubro (302 votos)
MICRORREGIÃO IGARA
:: Instalação de Câmeras de monitoramento (76 votos)
MICRORREGIÃO GUAJUVIRAS
:: Criação de Unidade de Pronto Atendimento e Programa de Saúde da Família (263 votos)
MICRORREGIÃO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
:: Reforma na Escola Fundamental Duque de Caxias com quadra coberta (71 votos)
MICRORREGIÃO JOÃO DE BARRO
:: Pavimentação de vias na vila João de Barro (59 votos)
MICRORREGIÃO NITERÓI
:: Instalação das câmeras de monitoramento (236 votos)
MICORREGIÃO RIO BRANCO
:: Pavimentação da rua Lima da Costa (323 votos)
MICRORREGIÃO MATO GRANDE
:: Construção da Quadra Esportiva da Escola Fundamental Rio Grande do Sul (96 votos)
MICRORREGIÃO FÁTIMA
:: Construção de Unidades de Pronto Atendimento e Programa Saúde da Família no Loteamento Prata (209 votos)
Josias Bervanger