O Centro Social Urbano do Mathias Velho vai ser o próximo bairro a sediar os debates do projeto "Comunidade em Ação", nesta quinta-feira, 23, às 14h. Realizado pela Coordenadoria de Relações Comunitária (CRC), essa iniciativa visa discutir o papel do líder nas comunidades e conta com a colaboração da Unidade de Psicologia Organizacional da Secretaria Municipal da Saúde.
De acordo com o coordenador da CRC, Oli Borges, a iniciativa valorizar o papel exercido pelas lideranças, que são eleitas por sua comunidade e devem ser referência para essas pessoas. "Um líder deve ser um amigo. Não se pode exercer liderança sem a participação das pessoas". O projeto contempla todas as regiões da cidade, e já foi realizado nos bairros Niterói e Rio Branco, abrangendo as comunidades desses entornos.
Conforme Borges, a iniciativa partiu da identificação das necessidades de dinamização e fortalecimento do movimento comunitário em Canoas. "Muitas vezes eles acabam sendo vítimas da falta de vontade, da descrença e não realizam o trabalho para qual a associação deve se propor", destaca.
Ronaldo M. Botelho