No dia em que a Constituição Federal completa 21 anos, a Prefeitura de Canoas cumpre com seu dever de instrumentalizar a Guarda Civil Municipal para zelar pela ordem pública. Em ato solene no saguão da prefeitura, os 135 guardas receberam fardamento completo e equipamentos de segurança.
O ato contou com assinatura do termo de instrução normativa de uso dos uniformes, entregue ao coordenador operacional da Guarda Municipal de Canoas (GMC), Rogério Roque da Rosa. A nova farda foi entregue simbolicamente ao casal mais antigo e também ao mais novo da guarda. Na ocasião, o efetivo já vestia a roupa e exibia um sorriso pelo direito conquistado.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke, falou diretamente aos servidores e lembrou que há seis anos o efetivo não recebia uniforme. "Muitos de vocês tiveram que pagar do próprio bolso a farda para poder trabalhar. Esses uniformes são a nossa obrigação como gestores", salientou.
O tom de gratidão foi coletivo. No discurso do prefeito Jairo Jorge a fala foi de agradecimento ao trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. "Parece fácil comprar uniformes. Mas, na administração pública todo o processo exige uma série de ações. Nós temos que ter celeridade, mas com responsabilidade", argumentou. O prefeito agradeceu também ao trabalho integrado com as forças policiais, que se fizeram presentes na cerimônia. "Temos exemplos concretos dessa nova política de segurança pública, como a redução de mais de 70% nos homicídios em Canoas", frisou.
Os novos kits de fardamento contam com calça, camisa longa e curta, camiseta, calção, abrigo, jaqueta, meia social e soquete, cinto, coturno, tênis, boné, boina, capa de colete, cinto porta-acessórios e capa de chuva. As roupas foram confeccionadas sob medida e é a primeira vez que os guardas recebem o uniforme do poder público municipal.
A iniciativa faz parte do convênio com o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), para modernização da Guarda Civil Municipal. O projeto consiste na qualificação dos servidores em cursos da área e compra de equipamentos e veículos. O valor total do convênio é de R$ 458 mil reais.
Rachel Duarte