Perto de 10 pessoas participaram na tarde desta terça-feira, 6, de uma oficina de iluminação, ministrada pelo diretor Fernando Ochôa, que também dirigiu o espetáculo Princesinha Fedorenta, apresentado no mesmo local pela Companhia Teatral Lâmpada Mágica. "São detalhes importantes, que vamos precisar para fazer uma peça que estamos preparando", diz a estudante Stephanie L. Begnini, da E.M.E.F Ìcaro, que participou das atividades.
Na ocasião, Ochôa repassou aos participantes princípios físicos da luz e noções básicas de iluminação de espetáculos, como intensidade, ângulo, filtros, cor, comando e tipos de refletores. "A função da iluminação é tornar visual de um jeito aquilo que vai ser mostrado no palco", explica. Ôchoa é iluminador, diretor teatral e ator. Além de Princesinha Fedorenta, ele tem no seu currículo a direção de peças como Do Outro Lado da Cerca, Apenas uma Maçã, A Arte de Perder as Estribeiras, A Paixão e Morte de Cristo.
A oficina, assim como o espetáculo teatral, foi realizada no Colégio Concórdia, em Niterói, e foi viabilizada com o patrocínio da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia e financiamento da Lei Rouanet e da Lei de Incentivo à Cultura/RS. Após a exposição, os participantes puderam tirar dúvidas com o oficineiro.
Ronaldo M. Botelho