Começou hoje, no Conjunto Comercial de Canoas (rua Quinze de Janeiro, 481 - Centro), o recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Canoas é a maior cidade do Brasil que passará pelo processo de recadastramento.
Todos os eleitores do município deverão comparecer para realizar o seu cadastro, até o dia 19 de março, das 9h às 19h, de domingo a domingo. Os eleitores devem levar seu título, um documento com foto e um comprovante de endereço para serem atendidos. Lá, terão seus dados pessoais, impressões digitais e fotografia lançados no novo cadastro, que será o maior do mundo em número de pessoas registradas biometricamente.
Conforme o Secretário de TI, Daniel Wobeto, o ideal é as pessoas agendarem horário pela internet, através do site: www.tre-rs.gov.br. Dessa forma, terão prioridade no atendimento. "Estamos divulgando em várias mídias, para que a população possa ficar sabendo dessa ação. Agentes comunitários vão nos auxiliar nesse processo, e caravanas em escolas irão informar os alunos, de modo que levem para casa as informações", ressalta. Conforme ele, é obrigatório que todo cidadão canoense faça esse recadastramento, para que não tenha o seu título cancelado", pondera.
Cristina Vasconselos, Chefe da Zona Coordenadora, fala da confiabilidade do eleitor, nesse novo tipo de procedimento. "É muito confiável, já que cada pessoa tem apenas uma impressão digital", pondera. Segundo ela, o eleitorado da cidade representa 3% do universo de votantes do Rio Grande do Sul, uma das exigências do TSE para o novo procedimento, além de Canoas apresentar facilidades logísticas pela proximidade com Porto Alegre.
Existe uma meta de atender cerca de 2.000 eleitores por dia. Para isso o local conta com 87 kits de biometria, chamados de Kit Bio. Esses kit´s são compostos por um computador portátil, câmera digital, scanner e um miniestúdio fotográfico, distribuídos em 42 guichês para identificação biométrica.
No dia da eleição, ao votar, o eleitor será identificado através da apresentação de seu título eleitoral (ou documento de identidade) e da verificação digital.
Pedro Foss