Debates; diálogos e espetáculos estão na programação das atividades dos grupos de dança de Canoas para esse mês de novembro. A construção dessa agenda integrou os encaminhamentos de representantes desse segmento cultural, durante reunião realizada na Fundação Cultural no último fim de semana. Como forma de mobilização dos grupos, uma das estratégias adotada deve ser a realização de apresentações, seguidas de reuniões.
Ao lado dos ensaios e espetáculos os dançarinos, professores e representantes de grupos também se articulam para uma demanda maior: a construção de políticas para a dança no município. Nesse sentido, os "Diálogos Culturais" - encontros realizados pela SMC entre o titular desta pasta, Jéferson Assumção, com os representantes das diferentes linguagens artísticas da cidade, tem sido um caminho eficiente. "Os diálogos são fundamentais para a formação de políticas culturais, que vão beneficiar à todos", observa o gestor da Diretoria de Linguagens Artísticas, Alexander Galhardo, que integrou o encontro.
Integram a agenda dos grupos de dança de Canoas uma reunião no dia 18 desse mês com os delegados eleitos na II Conferência Municipal de Cultura. O encontro está agendado para esta quarta-feira, 18h, no auditório da Biblioteca. No sábado, 21, a chamada está sendo realizada para a participação na Plenária Nacional da Dança, em Porto Alegre. Ainda em novembro, o coletivo de dança da cidade prepara para o dia 25 o Diálogos Culturais, com o secretário de Cultura Jéferson Assunção. Conforme a gestora da área de dança na Diretoria de Linguagens Artísticas, Cristina Pereira, o horário desse encontro ainda está para ser fechado, "a fim de contemplar o mais amplamente possível os interessados".
Já a próxima edição do projeto Dança de Quinta, está programada para o dia 3 de dezembro, no auditório da SMC. Participaram da reunião, realizada na última sexta-feira, 13, Letícia Parmeggiani (Ballet Erenita); Leslie Taube (Studio Spasso); Margô Taube (Studio Spasso); Josiane Fernandes (Associação Legato); Álvaro Renato Lopes (Grupo Teatro e Dança São Luis) e Mestre Toledo (Grupo Bankoma Negra), além dos gestores da Diretoria de Linguagens Artísticas da SMC, Alex Gualhardo e Cristina Pereira.
Ronaldo M. Botelho