Além de mais de 50 casas destelhadas e mais de 70 árvores caídas em Canoas, o temporal desta quinta-feira (19) atingiu dez escolas municipais de Ensino Fundamental. O secretário de Educação, Paulo Ritter, visitou as instituições de ensino pessoalmente para avaliar os danos e atender as equipes diretivas.
As escolas, em sua maioria, tiveram destelhamentos e problemas com quedas de árvores e comprometimento da rede de energia elétrica. Entre as atingidas estão a E.M.E.F Artur Jochins, E.M.E.F Jacob Longoni, E.M.E.F Max Oderich, E.M.E.F Barão do Mauá, E.M.E.F Carlos Drumond de Andrade, E.M.E.F Castelo Branco, E.M.E.F João Paulo I, E.M.E.F Guajuviras, E.M.E.F Farroupilha e E.M.E.F Gel Neto.
Na E.M.E.F Barão do Mauá, a queda dos fios de alta tensão provocou a suspensão das aulas no turno da tarde. As responsáveis contam que o início do temporal ocasionou apreensão por parte dos pais, mas, a situação foi contornada sem maiores problemas. Já na E.M.E.F Max Oderich, a orientadora comentou que o destelhamento da área coberta da escola comprometeu a ordem entre os alunos. "Eles ficaram muito agitados na hora e, sem a cobertura da área, fica tudo alagado e prejudica o momento de entrada e saída, a hora da fila, o recreio", comentou.
O secretário Paulo Ritter orientou os serviços necessários nas escolas na hora das visitas. Ele comentou que é a primeira vez que um temporal atinge tantas escolas municipais, mas, ressaltou que nenhuma escola registrou dano físico ou conseqüências mais graves.
Rachel Duarte