Na segunda reunião do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan), realizada nesta terça-feira, 24, no Gabinete do Prefeito Jairo Jorge, foram analisados e avaliados planos de expansão e de negócios de empresas de Canoas e de outras cidades que pretendem se instalar no município.
Embasados na lei nº5.393/09, que cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (FMD), o grupo aprovou a solicitação de quatro empresas. A primeira com sede em outra cidade pediu uma área de um hectare, em contrapartida serão gerados cerca de 93 novos empregos. Uma fábrica já instalada em Canoas encaminhou solicitação para expansão. Os sócios pretendem ampliar as instalações e o número de empregos. Dos atuais 85 funcionários a empresa pretende até 2013 estar com 165 trabalhadores. Também sediada em outro município a empresa da área de canos de refrigeração enviou plano de negócios para ser avaliado pelo Comitê. O empreendimento projeta um faturamento de aproximdamente 43 milhões para o ano de 2013. O último encaminhamento é referente a uma empresa que já tem duas filiais na cidade. O grupo da área de transporte e logística que prevê contratar mais 95 funcionários pretende ser beneficiado com recebimento de créditos que serão utilizados para abater impostos municipais.
O FMD visa beneficiar empresas de pequeno, médio e grande porte, que estão na cidade e as que pretendem se instalar. O percentual de 50% dos funcionários residirem em Canoas é um dos requisitos para as empresas serem beneficiadas pelo Fundo por meio de crédito de unidade fiscal ou com área de terra.
Após a aprovação do Comitê a documentação é encaminhada à Procuradoria Geral do Município (PGM) e posteriormente elaborados projetos para apreciação da Câmara de Vereadores.
Participaram da reunião, os secretáriso da Fazenda, Marcos Bósio; secretário adjunto, André Heck; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Simone Leite; secretário adjunto, Valmor Ávila; o procurador do município, Ramaís Silveira; o presidente da Cics, Paulo Fritzen e Tarso Zanatta do Conselho Fiscal da Cics. O grupo deverá se reunir de acordo com os projetos apresentados pelas empresas.