A escolha foi nesse sábado, 12, no Grêmio esportivo Beneficente Getúlio Vargas. Charme, simpatia e samba no pé marcaram a noite. Integrantes das escolas de samba da cidade estavam lá torcendo por suas candidatas. Apoio que foi embalado por gritos, coreografias e chuva de papel colorido. Oito jurados ficaram estrategicamente posicionados em frente a passarela para avaliar as meninas. As primeiras a desfilar foram as candidatas mirins, que apesar da pouca idade demonstraram que iriam representar o carnaval de Canoas com muita desenvoltura.
Em seguida veio a grande expectativa da noite, a corte adulta sobe ao palco para convencer a comissão julgadora que seriam a Rainha ideal. No primeiro momento as 10 candidatas fizeram o desfile coletivo, após, individualmente demonstraram graça ao exibir o traje de gala. A cada entrada as torcidas clamavam pela sua favorita, afinal também estavam sendo avaliadas. Quem iria ganhar a melhor torcida?
O concurso segue com as meninas exibindo as belas formas em maiôs pretos. Na última aparição delas, o momento chave para tirar qualquer dúvida dos jurados, as candidatas entraram na passarela como se estivessem no sambódromo. Fantasiadas e sambando.Veio então a última manifestação de todas as torcidas para a avliação dos jurados.
Enquanto a comissão se reuniu para somar os pontos, os presentes conferiram a entrega do Prêmio Estandarte de Ouro para as Escolas de Samba vencedoras do Carnaval de Canoas 2009.
Melhor Comissão de Frente: Nossas Raízes,Melhor Bateria: Guardiões da Bom Sucesso,Melhor Fatansia: Nossas Raízes,Melhor Tema enredo: Os Tártaros,Melhor Evolução: Nossas Raízes,Melhor Alegorias e adereços Nenê da Harmonia, Melhor Harmonia: Nossas Raízes,Melhor Música Enredo: Os Tártaros, Melhor Meste Sala e porta bandeira: Nossas Raízes,Melhor Intérprete: Rosa Dourada,Melhor Ala de baianas: Rosa Dourada, Melhor Casal de passista: Guardiões da Bom Sucesso,Melhor Ala: Nenê da Harmonia,Melhor Ala Infantil: Nossas Raízes, Melhor Presidente: Nossas Raízes
Melhor diretor de Carnaval: Nossas Raízes,Melhor Porta Estandarte: Rosa Dourada.
No embalo do pagode do Grupo Bem Avontade, foi apresentado o Rei Momo infantil. Por falta de concorrente João Pedro do Santos, foi empossado diretamente e desfilou com a imponência de um soberano. Logo foi revelado pelo locutor do evento os nomes das vencedoras Mirins, são elas: 2ª Princesa Silvia Renata dos Santos da escola de samba Acadêmicos da Grande Rio Branco, 1ª Princesa Maria Eduarda Assis da Silva da escola Aquarela do Samba e a Rainha é Vivian de Souza da Escola Acadêmicos de Niterói.
A Escola vencedora do ano passado colocou parte de sua bateria para tocar e a Escola Acadêmicos do Rio Branco ficou com o título de melhor torcida. Logo, a corte oficial do carnaval 2010 foi divulgada com a presença do Rei Momo Pedro Luis Gregório, que também participou do júri: 2ª Princesa foi Daiana Mello Eisenmann da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio, 1ª Princesa Pabline Corrêa da Escola Aquarela do samba e a Rainha Natássia Nunes da Silva da escola Acadêmicos de Niterói. A emoção tomou conta do ginásio. O diretor de cidadania cultura da Secretaria municipal de Cultura, Luis Antônio Inda destacou que esse foi o ponta pé inicial do carnaval 2010 e com a unificação da duas entidades carnavalescas da cidade (LESC e AECCSCA) e a participação efetiva da secretaria de cultura o carnaval 2010 será a melhor festa dos últimos anos.
Taís Dal Ri