Neste sábado, 19, a escola Tereza Francescutti em Canoas, sediará novamente atividades culturais, que integram o programa Escola Aberta, desenvolvido pelo Governo Federal. O projeto tem utilizado a escola para promover, nos finais de semana, atividades educacionais e culturais voltadas aos alunos e comunidades vizinhas.
O programa Escola Aberta foi criado a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco. Visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, através de atividades de educação, lazer, cultura, esporte, educação ambiental, educação para o trabalho, ética e cidadania.
A Coordenadoria da Juventude de Canoas participará nessa edição com o Projeto Grafitando, em parceria com a Assossiação Canoense de Hip-Hop e a Coordenadoria de Igualdade Racial. A cultura Hip-Hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break. O rap simboliza o ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura; o graffiti representa a arte plástica, expressado por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, como forma de manifestar toda a opressão que a humanidade vive; enquanto o break dance, representa a dança.
O Projeto Grafitando esta sendo responsável pela revitalização dos muros externos da escola, através da arte do grafite, em uma ação que terá início as 10hs. Os interessados em participar podem entrar em contato através do telefone (51) 3464.0699, ou e-mail: juventude@canoas.rs.gov.br
PEDRO FOSS