Iniciou por volta das 18h30 desta segunda-feira, no Palácio Piratini, a solenidade de anúncio dos dez melhores hospitais gaúchos na opinião dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na qual o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) integra a lista.
Participa do evento a secretária adjunta de saúde na unidade do HPSC, entre outros gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas.
O prêmio Satisfação dos Usuários do SUS é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, e avalia grau de satisfação dos pacientes, qualidade dos serviços, tempo de espera para a realização dos procedimentos e indícios de irregularidades nos estabelecimentos. A premiação é resultado da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS, da qual participaram pessoas internadas em um dos 342 hospitais públicos que existem no Rio Grande do Sul. Em 2008, o Hospital canoense ficou em 1° lugar, no topo da lista.
A pesquisa analisou 286 hospitais, de outubro de 2008 a julho de 2009, através de 276 mil questionários preenchidos por pacientes. Além dos dez melhores do Estado, o levantamento também indica os melhores estabelecimentos de cada regional de Saúde.
A Secretária de Saúde do município, Beth Colombo, afirma que o reconhecimento orgulha a cidade, sobretudo pela situação financeira do município quando a nova administração assumiu. "Tivemos que redimensionar as contas do hospital e mesmo assim sempre tivemos a preocupação de manter o melhor atendimento à comunidade", ressalta.
Ronaldo M. Botelho
Colaborou: Agência de Notícias - Governo do RS