Pelo menos seis árvores da espécie Salseiro na Praia do Paquetá em Canoas estão tomadas de lagartas desde o final de semana. A esposa do morador Marcos Viana foi queimada na perna por uma dessas lagartas. Assim como ela outros moradores do local foram levemente queimados. Preocupado com a filha de sete meses, que é alérgica a insetos, Viana acionou a defesa civil.
O coordenador da Defesa Civil Mauro Guedes, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, inspecionou o local e constatou que os insetos não oferecem riscos a população. Segundo Guedes a orientação é que as pessoas evitem ficar em baixo das árvores para que não sejam atingidas por uma, caso caiam. "Se acontecer o contato com a pele, a região deve ser lavada apenas com água e se notar uma irritação mais grave a pessoa deve procurar o posto médico" completa.
A bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Ana Lúcia Pressi, advertiu para a comunidade da prainha que não mate as lagartas, uma vez elas se transformarão em borboletas e mariposas. "Elas fazem parte de um ciclo de reprodução que vai durar em torno de 15 dias, além disso ,vão servir de alimentação para os passarinhos" adverte. A bióloga garantiu que elas não são perigosas, apesar de serem urticantes.
Taís Dal Ri