A constatação foi revelada hoje em uma reunião que aconteceu no La Salle. Os participantes da Feira de Natal, que são os empreendedores do Fórum de Economia Popular Solidária de Canoas e a Diretoria de Economia Popular Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico avaliaram os resultados da 7° edição da Feira que aconteceu entre os dias 14 e 24 de dezembro.
O faturamento total da feira foi de R$100.024.60, grande parte desse valor corresponde a comercialização do artesanato. A coordenadora desse setor no Fórum de Economia Popular Solidária, Cláudia Lopes, considerou o evento um sucesso. "Superou a expectativa de todos os grupos, até os mais carentes foram beneficiados" diz Cláudia que atribuiu o bom volume de vendas a posição como as bancas foram montadas porque permitiu melhor circulação dos visitantes.
Já o integrante do empreendimento familiar La Truffe, Sérgio Scienza, comentou que no segmento da alimentação as vendas ficaram abaixo do esperado. "De 2 mil trufas que fizemos para comercializar, vendemos apenas 600" conta o empreendedor que apontou a localização das bancas de alimentação, que ficaram no fundo da feira, como a causa principal dos resultados pouco satisfatórios.
Vera do Canto, coordenadora da Agricultura Familiar do Fórum, compartilha da mesma opinião. O segmento também apresentou prejuízo, uma vez que também teve perdas em razão da pouca procura pelos produtos. "Não foi alto o nosso investimento, por isso não perdemos tanto" lamenta.
Diante da insatisfação dos dois setores, o Diretor de Economia solidária da SMDE Flávio Dalmolin, acertou que na próxima edição a alimentação e a agricultura familiar serão colocadas no meio da Feira e não mais ao fundo como vinha sendo feito. "No geral foi uma ótima feira, correspondeu as expectativas que se tinha, quanto aos pontos negativos eles são um desafio para que possamos modernizar" avalia.
A próxima Feira de Economia Popular Solidária será durante o Fórum Mundial Social que terá canoas como uma das principais sedes e será realizada de 25 a 29 de Janeiro. 400 estandes serão colocados no Parque Eduardo Gomes e oferecerão aos participantes do evento os produtos dos moradores da cidade e da região Metropolitana e Vale dos Sinos.
Taís Dal Ri