Carregando! Por favor aguarde...
A Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria de Esporte e Lazer, oferece para a comunidade diversas atividades que proporcionam aos moradores, esporte, lazer e saúde. As atividades são oferecidas através de unidades operacionais que estão disponíveis na cidade. Entre elas, o Parque Municipal Getúlio Vargas (PMGV).
Localizado no bairro Marechal Rondon, o Parque, também conhecido como Capão do Corvo, recebe em média de 40 mil pessoas mensalmente, proporcionando diversas atividades ligadas ao esporte e saúde para crianças, adultos e idosos.
ESPÉCIES
Inaugurado pela Prefeitura Municipal de Canoas no dia 13 de dezembro de 1980, o local possui uma área de 22 hectares. Um estudo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente no último ano, indica que mais de 123 espécies de aves habitam ou se utilizam do local.
O parque possui em suas áreas esportivas campo de futebol oficial, campo de futebol sete, duas (02) quadras poliesportivas, pista de patinação, pista oficial de atletismo, pista de caminhada e ciclismo, cancha de bocha, sala de ginástica e atividade física, área de alongamento ao ar livre e academia pública ao ar livre. O local ainda possui em suas dependências uma Unidade Operacional da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Além disso, ainda conta com o minizoo, churrasqueiras ao ar livre, biblioparque e estacionamento próprio. O local também faz a cedência de espaços esportivos para a comunidade. O interessado deve comparecer ao local munido de documento de identificação.
Programas desenvolvidos no Capão do Corvo / Parque Getúlio Vargas
O PMGV ainda oferece atividades diferenciadas. Dentre elas, está o Tai Chi Chuan, uma arte marcial chinesa que também é reconhecida com forma de meditação em movimento. A atividade ocorre no local desde 2012 nas segundas e quartas-feiras às 19h, e nas terças e quintas-feiras às 8h.
Além dele, existe também o Chi Kung, uma arte chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia vital. A atividade ocorre no local desde 2009 nas terças e quintas-feiras às 9h30min, e nas segundas e quartas-feiras às 17h45min.
Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS): o programa proporciona no local para pessoas a partir de 15 anos, ginástica localizada, alongamento, Chi Gong, Tai Chi Chuan, caminhada orientada e ginástica para 3ª idade. Para se inscrever nas atividades do PLAFS, o interessado deve comparecer ao local munido com documento de identidade e atestado médico.
|
Atividade |
Dias |
Horários |
Categoria |
|
Ginástica Localizada |
2ª / 4ª |
7h30min |
F |
|
8h45min |
F |
||
|
16h15min |
M/F |
||
|
3ª / 5ª |
7h |
M/F |
|
|
8h15min |
F |
||
|
15h |
F |
||
|
Alongamento |
2ª / 4ª |
10h15min |
F |
|
3ª / 5ª |
16h30min |
F |
|
|
Chi Kung |
3ª / 5ª |
9h30min |
M/F |
|
2ª / 4ª |
17h45min |
M/F |
|
|
Tai Chi Chuan |
2ª / 4ª |
19h |
M/F |
|
3ª / 5ª |
8h |
M/F |
|
|
Caminhada Orientada |
3º / 5ª |
9h30min |
M/F |
|
Ginástida 3ª Idade |
2º / 4º |
15h |
M/F |
Atleta Cidadão do Futuro : o programa proporciona no local para crianças de 9 a 15 anos, as modalidades, futsal e voleibol, nas categorias masculino e feminino.
|
Atividade |
Dias |
Horários |
Categoria |
|
Futsal |
2ª / 4ª |
14h às 15h30min |
M / F |
|
voleibol |
3ª / 5 ª |
14h às 15h30min |
M/F |
As inscrições para ambos os programas são abertas a toda a comunidade e acontecem dos dias 15 a 30 de cada mês, enquanto houver vagas.
Serviço:
Endereço: Rua Dona Rafaela 700 - Marechal Rondon
Telefone: (51) 34621629
Funcionamento: o parque funciona diariamente ,das 6h às 22h.O minizôo funciona de terças a domingos das 9h às 18h.
Entrada gratuita
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234