Carregando! Por favor aguarde...
Em continuidade ao debate provocado na parte da manhã, seis grupos de trabalho, compostos por painelistas brasileiros e estrangeiros, concentraram os participantes na tarde no primeiro dia do Fórum Mundial de Educação (FME), que se realiza no Campus da Ulbra/Canoas.
O primeiro deles, apresentado pela coordenadora-executiva da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), Salete Valesan, abordou o tema "Pedagogia, Território e Resistência", destacando dificuldades dentro e fora da escola e que, segundo ela, se percebe, em alguns momentos, através do relacionamento da comunidade escolar.
Segundo a coordenadora Salete, um dos desafios é organizar o currículo escolar de forma ampliada. "Hoje, as pessoas têm uma perspectiva de vida de 70 a 80 anos, apesar disso continuamos com o mesmo currículo, como se tivéssemos que aprender tudo até os 20 anos", salientou. No encerramento da sua apresentação, Salete destacou que é preciso pensar a educação como um direito humano fundamental, e que esse direito deve ser garantido ao longo da vida.
Retrocesso na Espanha
No mesmo Grupo, o presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras de Educação de Valência (Espanha), Vicent Mauri, falou sobre o retrocesso da educação espanhola, após a aprovação da Lei Federal de 2013 que trata da reforma educativa, onde uma das propostas é a uniformização do país, ou seja, "para uma sociedade que é diversificada não caberia este tipo de conceito", afirma Mauri. Outra questão colocada por ele foi a crise econômica, que afetou a comunidade escolar espanhola, com a demissão de professores. Ele disse ainda que em seu país está acontecendo segregação escolar, isso por causa da situação econômica de alunos filhos pais trabalhadores.
Tratamento à educação
O coordenador da ONG Ação Educativa, professor e economista Sérgio Haddad, integrado ao tema "Pedagogia, Território e Resistências", abordou a evolução da política neoliberal, que segundo ele significa valorizar o mercado e a economia. Haddad afirmou que isso ocorre através da revolução tecnológica e a globalização, onde a educação é tratada como preparação para o mercado de trabalhado, ou mercado consumidor. "Como podemos inserir milhares de pessoas no mercado de trabalho, sem saúde, educação e qualidade de vida", indaga.
Painéis realizados na tarde de terça-feira
Pedagogia, Territórios, Pedagogia, Territórios e Resistências
Painelistas: Vicent Mauri (Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras de Educação de Valência (Espanha); Sergio Haddad (ONG Ação Educativa-Brasil); Salete Valesan (Coordenadora Executiva da FLACSO-Brasi).
Moderação e Relatoria: Valter Morigi (Brasil).
Gestão democrática: a Educação como Direito Humano
Painelistas: Mariana Cavalcante Ferreira (autora do livro Mariana, um facho de luz/Ceará-Brasil); Alberto Crocce (Fundaciòn SES e Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación/Argentina); Alex Virginio (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Brasil); e Ruth Cavalcante (diretora do Centro de Desenvolvimento Humano. Ceará/Brasil).
Moderação e Relatoria: vereadora Sofia Cavedon (Câmara de Vereadores de Porto Alegre/ Brasil).
Educação, Ambiente, e Sustentabilidade
Painelistas: Monica Simons (Centro de Educação Ambiental de Guarulhos/Brasil); Vicent Bataller (Federaciò Moviments de Reovació Pedagógica del País Valencia (Espanha); e Alessio Surian (Consulenti Orientatori Formatori in Rete, Universidade de Pádua/Itália).
Moderação e Relatoria: Felipe Patela Amaral (Coordenadoria de Educação Ambiental da Fundação Zoobotânica/RS-Brasil).
Educação, Direitos Humanos e Cultura da Paz
Painelistas: Gemma Celorio Hegoa (Instituto de Estudios sobre el Desarrollo y la Cooperación Internacional de la Universidad del País Vasco/Espanha); Celita Eccher (Secretary General of the International Council for Adult Education/Uruguai; Danielly Spósito (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/Brasil); e Claudia Penalvo (ONG SOMOS/Comunicação, Saúde e Sexualidade/Brasil). Moderação e Relatoria: Jaime José Zitkoski (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Brasil).
Educação no Paradigma Emergente
Painelistas: Regina Rosell (chefe do Departamento Científico e Técnico do Instituto de Filosofia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente/Cuba; Nelida Céspedes (presidenta del Consejo de Educación de Adultos de América Latina/Peru; e Ruth Needleman (Universidade de Indiana/USA).
Moderação e Relatoria: Rossano André Dal-Farra - Ulbra/Brasil) e Leticia Azambuja Lopes (Universidade de São Paulo/Brasil.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234