Carregando! Por favor aguarde...
Ireno Jardim/Matr:5963
O mapa da coleta está disponível no www.canoas.rs.gov.br/Serviços Urbanos
O recolhimento do lixo domiciliar em Canoas será normalizado neste sábado (3), dentro do prazo estipulado, de acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Flávio Pradié. A equipe da Mecanicapina, a nova empresa contratada pela Prefeitura para o serviço, continua o trabalho de coleta e conhecimento da rota que os caminhões percorrem nos bairros, seguindo o cronograma normal de atendimento.
O secretário informa que 13 caminhões, cinco além do normal, cada um com três garis e o motorista, estão nas ruas fazendo a coleta. Pradié destaca que a população pode auxiliar informando pontos onde, eventualmente, o caminhão não tenha percorrido. "Durante o final de semana, as informações dos locais podem ser passadas para o diretor de Limpeza Urbana, da SMSU, Marcelo Andrade, pelo telefone 9935.4872, ou pelo e-mail falecomsmsu@canoas.rs.gov.br", afirma o secretário, lembrando que a equipe é nova e esta é uma fase de adaptação com a rota.
A previsão é de que entre a quarta-feira (31) e o sábado (3) tenha sido recolhida uma média de 300 toneladas de lixo por dia. "Entre segunda (5) e terça-feira (6), a média prevista é de 350 toneladas/dia, em razão do acúmulo normal do final de semana", projeta o secretário.
A Mecanicapina substitui a antiga empresa, que teve seu contrato rescindido unilateralmente, por má prestação do serviço. O anúncio da substituição foi feito pelo prefeito Jairo Jorge, na segunda-feira (29), após a emissão de 754 notificações.
A antiga empresa chegou a recorrer e teve liminar concedida pela Justiça para a retomada do serviço. O Município, imediatamente, entrou com recurso e obteve parecer favorável do Tribunal de Justiça para que a nova empresa permaneça executando a coleta. A Mecanicapina foi contratada para o período de seis meses. Nova licitação está prevista para o primeiro semestre de 2015.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234