Carregando! Por favor aguarde...
“Aconselho as pessoas a fazerem os cursos da Qualilar, aqui se aprende muito”, palavras orgulhosas de Sílvia Beatriz Schneider Wolf , 56 anos, ao se formar em decoração natalina e gastronomia, na Escola de Qualificação de Trabalhadores Domésticos, Qualilar. O autônomo Nelson Roberto Gonçalves, 50 anos, aprendeu a fazer pratos diferentes, e ressaltou também “já tenho uma nova profissão”. Eles fazem parte do grupo de 15 alunos, formados em decoração natalina e gastronomia, nesta sexta-feira (11). A Secretária Adjunta de Projetos Especiais, Captação e Inovação, Cássia Lopes Costa destacou que a Qualilar aumentará cada vez a possibilidade de capacitação dos trabalhadores em 2016.
Em 2015, foram capacitados 258 alunos na Qualilar, a escola oferece para pessoas em situação de vulnerabilidade social, qualificação profissional e também a possibilidade de receberem orientações para construírem seu próprio negócio. Desde a sua criação, em 2013, 425 alunos foram certificados.
A Qualilar funciona no espaço chamado de casa conceito, e oferece aulas gratuitas em áreas como gastronomia, preparação de diversos cardápios que passam pela culinária tropical, japonesa, árabe, saudável (produtos sem lactose), peruana, técnicas na manipulação de alimentos, além de passadoria, organização de closets, orientações sobre o uso correto de produtos de limpeza.
Em 2015, foram oferecidos 11 cursos intensivos, no total foram 876 horas aula. Criada em 2013, a escola já formou 14 turmas de trabalhadoras domésticos.
Projeto
O Curso de Trabalhador Doméstico da Qualilar capacita, gratuitamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social que atuam, ou tenham interesse em atuar nessa área. São 100h de formação (aproximadamente 25 dias), abordando temas específicos, como organização de armários e closets, gastronomia, lavadoria e passadoria de roupas, decoração, bem como orientações sobre legislação trabalhista, apresentação pessoal e definição do preço a ser negociado pelo seu serviço. Novas turmas serão abertas em janeiro.
Local
O curso é realizado em uma casa-escola localizada na rua Passo Fundo, 730, bairro Matias Velho. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação (SMPECI) em parceria com o Movimento Ação por Canoas (MACA)
Presenças:
Estiveram presentes na formatura, o diretor de Economia Criativa, Bruno Conte e a coordenadora da Qualilar, Margareth Azevedo Zeni.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234