Carregando! Por favor aguarde...
A exposição “Só Lâminas”, com a recente produção do artista plástico Nuno Ramos, poderá ser conferida até este domingo (20), na Casa das Artes Villa Mimosa (avenida Guilherme Schell, 6270). A visitação poderá ser feita das 13h às 18h.
Realizada pelo Departamento Nacional do Sesc e pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio da Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria Municipal de Cultura, a mostra traz um diálogo entre varias plataformas artísticas tendo o modernismo como linha mestra. São 11 desenhos cercados pela poesia de João Cabral de Melo Neto, além de uma instalação sonora intitulada “Carolina” e dois filmes de artista, intitulados “Luz Negra” e “Duas Horas”.
O artista
Nuno Ramos é escultor, pintor, desenhista, cenógrafo, ensaísta e videomaker. Cursou filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Trabalhou como editor das revistas Almanaque-80 e Kataloki e começou a pintar em 1983, quando fundou o ateliê Casa 7, com Paulo Monteiro, Rodrigo Andrade, Carlito Carvalhosa e Fábio Miguez. Realiza os primeiros trabalhos tridimensionais em 1986. No ano seguinte, recebe do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo a 1ª Bolsa Émile Eddé de Artes Plásticas.
Em 1992, em Porto Alegre, expôs pela primeira vez a instalação 111, que se refere ao massacre dos presos na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru) ocorrido naquele ano. Publicou em 1993, o livro em prosa “Cujo” e, em 1995, o livro objeto “Balada”. Venceu, em 2000, o concurso realizado em Buenos Aires para a construção de um monumento em memória aos desaparecidos durante a ditadura militar naquele país. Em 2001, publicou o livro de contos “O Pão do Corvo”. Sua pintura é influenciada por Julian Schnabel e Anselm Kiefer. A partir de 1985, passou a utilizar tinta a óleo sobre tela. A massa de tinta tornou-se mais espessa e as formas, mais abstratas.
Veja mais:
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234