Carregando! Por favor aguarde...
Caruline Severo
O ato ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Wlaer Perachi Barcelos
Canoas é uma cidade que conta com uma política habitacional consolidada, onde milhares de pessoas são beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida ou pela Regularização Fundiária. E desta vez, foram as 500 famílias da Vila União Olaria, Bairro Estância Velha. O prefeito Jairo Jorge assinou, nesta quarta-feira (18), a Ordem de Início dos Serviços Planialtimétricos (identificação das características físicas da região) que servirão de base para a regularização das áreas e para a elaboração do projeto urbanístico do loteamento.
Jairo Jorge reiterou que antes de 2011 não havia nenhuma família com terrenos regularizados. "Hoje temos em toda cidade 12.853 encaminhados. Esse é o resultado do esforço do poder público com a parceria da comunidade, que acredita, participa e colabora em todo processo de regularização de lotes.''
"Há 25 anos vim para a União da Olaria com a necessidade de ter um canto para morar. E a expectativa de que uma dia teria uma moradia que fosse minha também no papel. A primeira conquista foi quando conseguimos, através do Orçamento Participativo, a regularização dos terrenos. E agora, tenho a certeza de que serei dono da minha terra", declarou o presidente da Associação de Moradores do Bairro Olaria, Vitor Farias, de 52 anos.
Histórico
A Vila União Olaria foi ocupada em 1991 por, aproximadamente, 500 famílias. A conquista da Regularização Fundiária foi por meio do Orçamento Participativo de 2011. A Vila é a 15ª área a ser regularizada no Quadrante Noroeste. A empresa responsável pelo levantamento topográfico é a Aerogeo e Engenharia Ltda.
Próxima etapa
Após A identificação da área, será realizado o levantamento cadastral das famílias. Na sequência, a individualização das matrículas dos lotes no Registro de Imóveis e, por fim, a entrega do documento de posse às famílias.
Presença
Participaram do evento a vice-prefeita Beth Colombo; a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jerusa Mattos; o secretário adjunto de Relações Institucionais, Célio Piovesan; o representante da Aerogeo, Claudinei Rudek; o representante da Câmara de Vereadores de Canoas, vereador Emílio Neto; o vereador Aloísio Bamberg e a comunidade da Olaria.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234