Carregando! Por favor aguarde...
A Semana Nacional do Trânsito em Canoas acontecerá de 19 a 23 de setembro, com ações voltadas à educação no trânsito primando a segurança e o cuidado com a vida. A programação contará com Blitz Educativa, "Notificação" de Bons Condutores, exibição de vídeos de conscientização, distribuição de material educativa do Detran, contação de história em escola municipal e palestra sobre a valorização do agente de trânsito, no Auditório Sady Schiwitz.
Tema
Em 2016, o tema da Semana Nacional de Trânsito é "Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito - 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro". na Semana Nacional, que ocorre de 18 a 25 de setembro, o principal objetivo desta campanha é de chamar a atenção de motoristas e pedestres sobre cuidados no trânsito.
Índice de acidentes
No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. O dia foi instituído pelo Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um assunto específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Dados estatísticos apontam que o Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, onde morrem mais de 40 mil pessoas por ano. Por isso é essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para mudar essa realidade.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidades, a Semana terá o apoio do Instituto Canoas XXI.
Programação
19/9 (segunda-feira) - 14h
Blitz Educativa - com a participação de colaboradores (empresas de transportes e de Centros de Formação de Condutores)
Local - Avenida Victor Barreto, 3172. (em caso de chuva, a atividade será transferia para quinta-feira (22), no mesmo horário e local).
20/9 (terça-feira) - Feriado
21/9 (quarta-feira) - das 9h às 11h
Homenagem que inspira mais respeito, segurança e consciência no trânsito. Abordagem de condutores motoristas cumpridores da legislação com entrega de uma "notificação" de boa ação pelo respeito às regras de trânsito. Essa atividade será realizada no Centro da cidade, pela equipe da Educação para o Trânsito;
15h - Contação de história para os alunos da Escola de Infantil Tazmania, Rua José do Patrocínio, 534, Bairro Niterói.
22/9 (quinta-feira) - das 9h às 11h e das 14h às 16h
Exibição de vídeos educativos no Calçadão para os transeuntes e distribuição de material educativo
23/9 (sexta-feira) - das 8h30 às 9h30 e das 14h às 15h
Comemoração do Dia do Agente de Trânsito - Palestra de valorização da importância desse profissional do trânsito com a psicóloga da Escola de Gestão e Cidadania, Marlei Zarpelon. Vídeo com relatos dos agentes serão exibidos nestes dia.
Local - Auditório Sady Schiwitz , no Paço Municipal, Centro da cidade
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234