Carregando! Por favor aguarde...
A Vigilância em Saúde de Canoas tem mantido uma atuação preventiva permanente à erradicação e controle de focos de mosquitos causadores de doenças. Os Agentes de Endemias também estão realizando um trabalho de vistoria em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Esta ação está inserida no Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti, realizado nesta sexta-feira (2).
Na tarde de hoje a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) participou de uma peça Teatral na Escola Concórdia, tendo como tema a prevenção à dengue. A iniciativa é realizada por meio do Setor de Educação da DVS. Desde o início ano, ações desse tipo vem sendo realizadas nas escolas públicas e privadas de Canoas para a conscientização e orientação das comunidades escolares.
Mosquitos transmissores
Durante o mês de outubro, a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde realizou uma capacitação para todos os agentes de combate às endemias da cidade, com foco no enfretamento ao mosquito Palha, transmissor das leishmanioses. A partir daí, estes agentes estão orientando e avaliando cada residência visitada em Canoas. A SMS também mantém um trabalho sistemático e permanente de orientação preventiva ao mosquito Aedes Aegypti.
As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania. Essas enfermidades se dividem em leishmaniose americana, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral, que ataca órgãos internos. Os sintomas incluem febre, emagrecimento, anemia, aumento do fígado e do baço, hemorragias e imunodeficiência.
O trabalho da Vigilância em Saúde também contempla a atenção preventiva à febre do Mayaro, uma doença infecciosa febril aguda, semelhante à dengue, e transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Esse mosquito também transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus, esse responsável pelos casos de microcefalia em bebês, já considerados epidemia no Brasil.
LIRAa
Entre os dias 7 a 11 de novembro foi realizado pelos agentes de combate às endemias da cidade o Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti - LIRAa, que é uma ferramenta de pesquisa preconizada pelo Ministério da Saúde. O resultado apontou um índice de 0,1 %, consideardo de risco baixo para epidemia. O resultado é atribuído, em parte, à atuação permanente e sistemática dos agentes de endemia na cidade, especialmente durante o período crítico (janeiro a junho).
O LIRAa consiste em um levantamento de índice de infestação predial por Aedes em todos os bairros da cidade, por meio de pesquisa amostral. São sorteados aleatoriamente imóveis em todos os bairros, totalizando neste LIRAa 4.073 imóveis vistoriados.
Ações preventivas
Medidas recomendadas adotadas durante as férias:
Retirar todo e qualquer recipiente do pátio que possa acumular água( baldes, potes de água para cahorro e/ ou gato, garrafas, potes,etc).
Manter a piscina tratada com cloro. Piscinas de lona, desmontá-la e guardá-la em local ao abrigo da chuva.
Colocar tela mosquiteiro nos ralos.
Tampar todos os vasos sanitários da casa.
Se possível, desligar a geladeira e secar a badeja de degelo da mesma.
Manter as lixeiras com tampa.
Revisar a calha e retirar folhas e galhos.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234