Carregando! Por favor aguarde...
Dez dias antes do início das aulas na Educação Infantil, a equipe de infraestrutura da Secretaria de Educação (SME) mobilizou as capatazias e a empresa terceirizada contratada para um grande mutirão de limpeza e reparos nas escolas. Com cerca de 40 pessoas, divididas em oito equipes, a partir desta segunda-feira, 30, o grupo irá passar por todas as 32 escolas municipais que atendem a crianças de 0 a 6 anos, nas turmas de Berçário, Maternal e Jardim. No dia 8 de fevereiro, iniciam as aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
A primeira escola a receber as equipes foi a EMEI Carmen Ferreira, no Porto Belo. Com 150 alunos matriculados, o centro educacional estava desde dezembro do ano passado sem receber manutenção. O capim em frente à escola quase tapava o muro colorido da entrada. No pátio dos fundos, o playground também sofria com a companhia da grama alta.
Segundo a diretora do Carmen Ferreira, Pauline Conceição, é a primeira vez que ela vê uma equipe da prefeitura realizando limpeza no local. Nas outras ocasiões, Pauline teve de utilizar dinheiro do orçamento da escola para cortar a grama. "Fiquei surpresa com a vinda da Prefeitura, sempre tive dificuldade de conseguir uma equipe que viesse pra cá executar esse serviço", disse.
Por conta do matagal, a diretora relatou que, no ano passado, a escola chegou a deixar inutilizada parte do pátio dos fundos. Um prejuízo enorme para os alunos, segundo ela, já que o local serve para a prática de atividades pedagógicas ao ar livre. "Nós temos uma área grande de pátio, não só o espaço da pracinha. Agora vamos poder aproveitá-lo da melhor forma", comemorou a diretora.
O secretário da educação, José Jesus D'Ávila, esteve no local pela manhã e acompanhou de perto os trabalhos do mutirão. De acordo com o secretário, até o fim desta semana, todas as escolas devem estar prontas e aptas a receber os alunos e funcionários. "Vamos deixar todas as escolas em condições para o início das aulas, e este trabalho de manutenção será constante, de acordo com a demanda de cada escola", afirmou o secretário. Nos próximos dias, o mutirão se transfere para as Escolas de Municipais e Ensino Fundamental (EMEFs).
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234