Carregando! Por favor aguarde...
A partir desta quinta-feira (4), o bairro Igara será o anfitrião dos amantes da literatura. Com abertura às 10h, a 7ª Feira do Livro do Igara terá três dias de programação intensa e diversificada, com atrações de dança, teatro, música, tradicionalismo e, claro, muita literatura. O evento ocorre até o próximo sábado (6), na sede da Amorji II (Associação dos Moradores do Jardim Igara), que fica na rua das Azaléias, 189. A festa literária do Igara tem apoio e realização da secretaria da Cultura de Canoas (SMC).
Neste ano, serão quatro livreiros convidados: Casa do Poeta de Canoas, Ler e Saber, Vento Sul e Recanto das Letras. De acordo com Mari Regina Rigo, coordenadora da biblioteca comunitária Cecília Meireles, que fica na sede da Amorji II, o espírito da feira, desde a sua primeira edição, é de valorizar os escritores locais e de inserção dos jovens estudantes da cidade no ambiente literário, incentivando a prática da leitura. "Temos esse papel de trazer mais o olhar local da literatura, além de promover a integração entre os bairros através da literatura", diz Mari. A previsão é de que mais de 500 alunos de Canoas visitem a feira.
Patrono do evento, o escritor e historiógrafo Demétrio Leite (que também será o anfitrião da Feira do Livro de Canoas) fará uma palestra no primeiro dia da feira, às 15h. Como tema, será debatida a cronologia e os personagens de Canoas. Leite se debruça na pesquisa sobre o município há muitos anos, sendo autor de livros como "No Percurso dos Antigos Caminhos - A História de Canoas", "Sesmaria Santo Ignácio ou Isabel" e "Vida e Pensamento do Autor Marcolino da Costa Leite".
Peça teatral, bate-papo com escritores e passeio ciclístico
No mesmo dia, às 9h, uma das primeiras atrações será a peça "Livrério - Um Espetáculo de Palavras", do artista Odair Fonseca. Voltado para o público infantil, o personagem circense mescla declamação de poema com malabarismo em meio à interações com o público. Fonseca, que também será o Xerife da Feira do Livro de Canoas, promove projetos culturais e educacionais há mais de cinco anos no município. No sábado, às 10h, ele volta à cena para apresentar a performe poética "Ouvir com Outros Olhos".
Nesta edição, o escritor homenageado será Antônio Canabarro Trois Filho. Autor de obras como O Sal e o Blá, Hino das vilas e Doce Exílio, o também jornalista escreve atualmente para os jornais O Timoneiro e Jornal da Cidade. Morador de Canoas desde 1941, o autor de 90 anos tem um bate-papo marcado com os leitores na sexta-feira, às 13h30min.
A escola estadual Germano Witrock, do bairro Igara, será a instituição de ensino homenageada neste ano. Na sexta-feira, às 18h, ocorre um encontro de ex-alunos da escola, com a presença de Luiz Clóvis Jacoby. Na quinta-feira, 4, a escola será sede da entrega da premiação do concurso de fotografias "Clicando e Andando".
No último dia, às 11h, será dada a largada para o tradicional passeio ciclístico. A concentração inicia às 10h, na Amorji II. Durante os três dias de evento, será promovida uma série de contações de histórias, envolvendo mediadores de leitura como Jussara Melo, Fernando Lima e Maristela Bongiorni.
Para o secretário da Cultura, Mauri Grando, a festa literária do Igara, que vai para a sua sétima edição, representa a força da literatura local e o prestígio dos autores canoenses. "O fortalecimento da literatura e dos escritores locais é um dos focos da secretaria da Cultura. E a feira do Igara tem um papel fundamental, que é o de promover e divulgar o trabalhos dos autores canoenses, agregando atividades de outras vertentes culturais", elogia Grando.
Serviço
O quê: 7ª Feira do Livro do Igara
Quando: 4, 5 e 6 de maio
Onde: Amorji II (Rua das Azaléias, 189)
Abertura oficial: terça-feira (4), às 10h.
Atividades gratuitas
Confira a programação completa:
Dia 4/5
8h30 - Contação de Histórias - Boneca Cecília, Mascote da Biblioteca Comunitária da AMORJI II - Andréia Pires e Mari Rigo
9h - Livrério - Um espetáculo de Palavras Odair Fonseca
9h30 - Banda da Brigada Militar
10h - Abertura Oficial
11h - Entrega de Prêmios do Concurso de Fotografias "Clicando e Andando", realizado na Escola homenageada, E.E. Germano Witrock
13h30 - Escritora e Contadora de História Jussara Mello
14h30 - Dog’School - Ivan Brizola
15h - Palestra do patrono da Feira Demétrio Leite - Canoas, Cronologia e Personagens
15h30 - Contação de Histórias com o Escritor Fernando Lima - A chegada dos Tamptons
16h - Projeto Roda de Leitura e Oficina de Teatro - Instituto Federal - IFRS Campus Canoas, Coordenado por Glaucia da Silva Henge
19h30 - Horizontes do pampa - Fernanda Almeida
20h - Piquete Filhos da Tradição - Dança Gaúcha
20h30 - Vozes Del Sur - André Luiz Assum Luzardo, Vinicius Santos e Marcos Mathies
Dia 5/5
8h30 - Escritora e Contadora de Histórias - Jussara Mello
9h30 - Game Over
9h45 - Contação de Histórias da Biblioteca Municipal João Palma da Silva - Maristela Bongiorni
10h30 - Bolsa musical: uma cantação de histórias com Karine da Cunha
11h - Circo Legato - Projeto Escola da Associação Legato
13h30 - Conversa com Escritor Homenageado Antonio Canabarro Trois Filho - Quiosque da Amorji
13h30 - Escritores Canoenses - Jairo Souza e Decio Dalke
14h - Contação de Histórias da Biblioteca Municipal João Palma da Silva - Maristela Bongiorni
14h30 - Oficina de Manutenção de Orquídeas com Raul Suzin no Quiosque da AMORJI II
15h - Grupo de Dança Rondon - Profª Cristina Pereira
15h30 - Encontro com a Escritora Nelsi Urnau
Casa do Poeta de Canoas - Palestra sobre Cecília Meireles
16h - Mediadores de Leitura na Biblioteca Comunitária Cecilia Meirelles
18h - Encontro de Ex-alunos da E.E. Germano Witrock com Luiz Clóvis Jacoby
19h30 - Performace de Arnaldo Bauer e Maria Madalena Mello - Casa do Poeta de Canoas
20h - I Convivium Coros com COCAN Coral de Canoas, Coral Casa do Poeta e AABB Coral Encanto e Geração Coral
Dia 6/5
8h30 - Acampamento Modelo do Grupo Escoteiro M’Boaba
9h - Reunião do Colegiado do Livro, Leitura e Literatura com Maria Luci Cardoso Leite e Henrique Veber
9h - BiblioSESC
9h - Renato Larrossa e Banda
10h - Perfome Poética 'Ouvir com Outros Olhos' com Odair Fonseca
10h - Concentração do Passeio Ciclístico
11h - Saída do Passeio Ciclístico com apoio do Pedala Canoas, Jornal Bem Estar Canoas e Departamento de Trânsito de Canoas
11h - Orquestra Infanto Juvenil Projeto Trilhos Sonoros - Coordenação Augusto Souto
13h30 - Mediadores de Leitura - Clair Oliveira Liska e Débora Martins
14h - Projeto Nativista com Gabriel Menezes
14h - Capoeira Mestre Sorriso
15h - Grupo de Dança Najma Safi
16h - CTG Seiva Nativa e Piquete Maroto
17h - Encerramento
Exposições Permanentes:
Artes Plásticas – Hilda Lape
Livros Antigos – Prof. Dari Simi
Orquídeas, Bromélias e Cactus - Prof. Dari Simi
Brechó Beneficiente Lions Canoas - Santa Rita
Artesãs do Bairro Igara
Fotos vencedoras do Concurso "Clicando e Andando"
Organizado por Ivone Zorzi e Demetrio Leite
E Oficina de Fotografia na E.E. Germano Witrock
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234