Carregando! Por favor aguarde...
Premiado no ano passado com a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep), o estudante Rafael Barcellos, da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Pereira de Vargas, iniciou na última sexta-feira (5) o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). Fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao governo federal, o curso terá dez aulas quinzenais, todas as sextas-feiras.
Barcellos foi um dos 87 alunos do Rio Grande do Sul a receber a condecoração de bronze - e o único da rede municipal de Canoas a ser premiado na competição escolar que envolve somente instituições públicas.
A formação, que inclui o pagamento de uma bolsa de estudos, ocorre no prédio de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. A Iniciação Científica em Matemática é um programa que transmite ao aluno o conhecimento e a cultura matemática básica e busca o aprimoramento de técnicas e métodos e a independência do raciocínio analítico.
Com o curso, Barcellos, de 13 anos, irá participar de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa. A intenção da atividade é despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio da resolução de problemas matemáticos.
"Estou muito feliz de ter essa oportunidade. A escola e os professores me ajudaram muito a conseguir ir bem nesse concurso", conta o aluno, que, desde a 1ª série, sempre estudou na rede pública. Na Arthur Pereira de Vargas, ele está matriculado desde a 7ª série. Neste ano, o estudante já definiu que irá disputar novamente a Obmep.
Pais e professores são incentivadores do aluno
Uma das mentoras de Barcellos, a professora de matemática Fernanda Moser credita o resultado do jovem a todo ambiente escolar, mas, acima de tudo, à dedicação e vocação do aluno. "Nossa escola fornece tudo o que precisamos para, dentro da sala de aula, poder transmitir o conhecimento aos alunos", diz a professora, que leciona há 20 anos na Arthur Pereira de Vargas. A docente, além de ter uma segunda graduação em Administração de Empresas, possui mestrado em Educação Matemática.
Éder Barcellos, pai de Rafael, conta que é comum o filho trocar as brincadeiras de rua com os amigos pelos livros. "Ele é um menino muito esforçado e dedicado, estamos orgulhosos do que ele conquistou", define Barcellos. Segundo Éder, a EMEF Arthur Pereira de Vargas oferece uma boa estrutura aos estudantes.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234