Carregando! Por favor aguarde...
A Diretoria de Parques e Praças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) fará a remoção de 80 árvores de grande porte na quinta-feira (22) no bairro Olaria. A ação tem o objetivo de proteger os moradores da Rua Rosacruz. O diretor Érico Inda destaca o risco de acidentes graves no local. "Se uma dessas árvores cai sobre uma das casas, teremos não só danos materiais. Há risco de morte das pessoas", alertou.
Morador do local há 31 anos, Ailton Roberto Schyeigardt lembra que a retirada dos eucaliptos é uma reivindicação antiga. "É muito importante que façam o corte das árvores. A situação está muito perigosa. Quando chove, ninguém dorme aqui", revelou.
O biólogo Mauro Proença explicou que a área em que estão localizadas as casas da Rua Rosacruz fica na divisa com a Fazenda Guajuviras, que era privada. Os antigos donos plantaram eucaliptos no local com fins comerciais. Porém as terras foram arrendadas e as árvores permaneceram no local. "Há um risco muito sério de essas árvores caírem em cima das casas. É uma área muito úmida, o que contribui para apodrecer as raízes. O vento pode ocasionar o tombamento das árvores. Temos que fazer a remoção o quanto antes. Não queremos que se repita aqui o que aconteceu em 2013 no Parque da Redenção, em Porto Alegre, quando um eucalipto caiu e causou a morte de uma pessoa", afirmou.
De acordo com o biólogo, os eucaliptos que serão retirados na quinta-feira possuem, em média, 80 anos. As árvores possuem de 30 a 40 metros de altura.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234