Carregando! Por favor aguarde...
As operações integradas desenvolvidas pelas forças de segurança (Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e agentes de trânsito) já têm reflexos significativos na redução de alguns índices de criminalidade em Canoas. O furto de veículos, no mês de maio e na primeira quinzena de junho, sofreu redução de 23,2% e de 31%, respectivamente, comparando-se os mesmos períodos de 2016 e 2017. Já quanto ao roubo de veículos, a diminuição foi de 25% em maio e de 44,2% na primeira quinzena de junho.
Os dados do Observatório de Segurança Pública de Canoas foram apresentados durante reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), na quarta-feira (28). As instituições também traçaram a estratégia para as próximas ações, que continuarão frequentes em Canoas.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Ranolfo Vieira Júnior, ressalta que os índices de crimes contra o patrimônio, como o furto e roubo de veículos, são importantes na área de segurança pública e comemora a diminuição das ocorrências dessa natureza. "Isso é um sinal evidente de que as operações integradas estão dando certo, contribuindo para a redução desses indicadores. Por isso, elas vão continuar. Já fizemos 25 operações integradas durante este período de seis meses", frisa Ranolfo.

Homicídio
A guerra do tráfico teve influência nos dados sobre mortes violentas. Em maio, por exemplo, três adolescentes foram encontrados mortos nas águas do Rio Gravataí, no bairro Niterói. A principal hipótese para o crime é a disputa entre facções. A mesma motivação teria causado a morte de duas pessoas no bairro Mathias Velho no dia 25 de junho, durante uma festa junina. O crime também deixou cinco feridos. Foram 15 mortes violentas em maio deste ano, contra nove no mesmo período do ano passado. Já no mês de junho (até o dia 27), no entanto, a situação se estabilizou, pois nos dois anos foram registradas sete mortes em cada um. Do total de mortes nos dois meses, 73% das vítimas tinham antecedentes criminais.
Investimento em segurança
O investimento e as ações da Prefeitura de Canoas visando proporcionar mais segurança aos canoenses também foram destaque na reunião do GGI-M. O município está finalizando a compra, com investimento de R$ 4,7 milhões, de 35 picapes zero quilômetro, das quais 22 serão destinadas para o Estado (Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe) e serão utilizadas exclusivamente em Canoas.
O secretário Ranolfo Vieira Júnior também lembrou que 30 guardas municipais concluíram o curso de formação em armamento e tiro, realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). Eles se somam aos 37 habilitados anteriormente. O município já adquiriu pistolas Taurus PT838 .380 e para que a Guarda Municipal esteja armada nas ruas, falta apenas a assinatura de convênio com a Polícia Federal.
Além disso, até o próximo ano, serão investidos cerca de R$ 970 mil, oriundos de emendas da bancada federal gaúcha no Congresso, em 22 pontos do município. O projeto visa aumentar a vigilância nas 14 áreas limítrofes com outros municípios e em oito pontos de maior movimentação dentro da cidade.
Mais uma edição da Operação Sossego
O final de semana foi de muito trabalho para as forças de segurança em Canoas. Nas madrugadas de sexta (23) e de sábado (24) e na tarde de domingo (25) foram realizadas a 23ª, 24ª e 25ª operações integradas. As ofensivas tiveram como meta combater, de forma preventiva, rachas, veículos com som alto, embriaguez ao volante e uso de entorpecentes, principalmente por menores de idade, entre outros delitos. A iniciativa será repetida neste final de semana em vários pontos do município.
Também será realizada neste fim de semana a operação Balada Segura. Conforme a secretaria de Transportes e Mobilidade, desde o começo do ano, foram 23 edições, com 70 motoristas autuados por embriaguez ao volante ou recusa e 146 veículos removidos.
Busato na Frente Nacional de Prefeitos
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, foi eleito como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na área de Segurança. "Isso, para nós, é um reconhecimento do trabalho realizado em Canoas", afirmou o chefe do Executivo, que participou da reunião da GGI-M. Busato agradeceu o empenho de todas as instituições envolvidas na força-tarefa, desenvolvida desde o começo do ano, pelo aumento da segurança no município.
Com sede em Brasília, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida, exclusivamente, por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 658 municípios com mais de 50 mil habitantes. É presidida pelo prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234