Carregando! Por favor aguarde...
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas encerrou nesta sexta-feira (30) o recadastramento da população que ainda não havia sido convocada no Mutirão de Saúde. Na próxima semana, será divulgado o total de procedimentos de consultas, exames e cirurgias que serão reagendados e atendidos no mês de julho. Até quinta-feira, o total de usuários que procuraram à SMS foi de 1.274.
O recadastramento da população durou um mês, porém, os últimos dois dias foram de intensa busca pelo serviço, tanto que o atendimento foi prorrogado para além das 17h, com a distribuição de fichas para quem estava no local. Segundo o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, a meta agora é atender o mais rápido possível os procedimentos do recadastramento e priorizar a partir do segundo semestre as demandas de 2017.
Usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Concoban, no Niterói, Loreni Dias explicou que não teve como comparecer ao recadastramento antes, apesar de já ter sido avisada na UBS. Ela aguarda por consultas com cardiologista e exame no ombro no Hospital Universitário. "Aproveitei que o meu irmão também precisava comparecer para atualizar meus dados. Estou esperando pelos procedimentos há um ano e meio", disse ela. Para o usuário Charles Lersch, 33 anos, a expectativa é ser chamado para a cirurgia na coluna pela qual espera desde 2014.
Saúde Já
Desde o início da operação Saúde Já, com os mutirões, foram atendidos 83.340 mil pessoas dentro dos procedimentos de consultas, exames e cirurgias que estavam atrasados. Um total de 15,7 mil pacientes buscaram resolver sua demanda na rede particular, informaram que não necessitavam mais do tratamento ou faleceram. Além disso, outras 35,3 mil pessoas são moradores de fora de Canoas e, para receber atendimento na atenção primária, terão que comprovar residência no município.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234